Mesmo sem competir, Felipe Zanol é atração no primeiro dia do Independência
Ele não está inscrito na competição, que disputou 22 vezes e é das poucas em que não foi ao alto do pódio. Mas, para Felipe Zanol, apenas cumprir o percurso do primeiro dia do 36º Enduro da Independência pode ser considerado uma grande vitória. Afinal, há seis anos ele via a própria vida em risco depois de um acidente sério nos Estados Unidos quando se preparava para o Rally Dakar e era apontado como um dos candidatos às primeiras posições na maratona fora de estrada.
Oito vezes campeão brasileiro e duas vezes português de Enduro FIM (velocidade), com um título do Rally dos Sertões, Zanol voltou ao Independência sobre uma Honda CRF 230F como integrante da equipe técnica e embaixador da prova. E nesta quarta-feira percorreu a etapa com largada e chegada em Lavras, recuperando antigas sensações.
“Para mim foi uma conquista enorme, uma conquista gigante. Quando estava no hospital, nos EUA, os médicos falaram que se voltasse a andar eu já poderia agradecer. Então, voltar a andar e ainda conseguir acompanhar o pessoal de moto no percurso do Enduro da Independência realmente é uma experiência única, com certeza. Provei para mim mesmo que eu sou capaz de dar uma volta de moto. Participar de uma competição não é o meu foco, não é o meu objetivo, mas voltar a participar junto com os amigos foi uma conquista muito grande. Eu experimentei andar de moto algumas vezes após o acidente, mas acho que não estava no momento certo. Hoje, com certeza, eu me sinto muito mais à vontade na moto, mais confortável para andar de moto, o que é muito mais prazeroso. Andamos bastante em estradinhas e em algumas trilhas que, à princípio, seriam fáceis, mas foram ganhando um pouco de dificuldade, com mais pedra, e eu consegui ir superbem”, destacou o piloto de Belo Horizonte, cujo primeiro contato com a mais importante prova do enduro de regularidade se deu por meio do pai, o também piloto Jacy Zanol, o “Véio”.
Nesta quinta (6), Felipe e a caravana dos competidores deixam Lavras rumo à estância hidromineral de Lambari. Os vencedores serão conhecidos sábado, em Itajubá.