Mesmo sem competir, Felipe Zanol é atração no primeiro dia do Independência

Ele não está inscrito na competição, que disputou 22 vezes e é das poucas em que não foi ao alto do pódio. Mas, para Felipe Zanol, apenas cumprir o percurso do primeiro dia do 36º Enduro da Independência pode ser considerado uma grande vitória. Afinal, há seis anos ele via a própria vida em risco depois de um acidente sério nos Estados Unidos quando se preparava para o Rally Dakar e era apontado como um dos candidatos às primeiras posições na maratona fora de estrada.

Oito vezes campeão brasileiro e duas vezes português de Enduro FIM (velocidade), com um título do Rally dos Sertões, Zanol voltou ao Independência sobre uma Honda CRF 230F como integrante da equipe técnica e embaixador da prova. E nesta quarta-feira percorreu a etapa com largada e chegada em Lavras, recuperando antigas sensações.

“Para mim foi uma conquista enorme, uma conquista gigante. Quando estava no hospital, nos EUA, os médicos falaram que se voltasse a andar eu já poderia agradecer. Então, voltar a andar e ainda conseguir acompanhar o pessoal de moto no percurso do Enduro da Independência realmente é uma experiência única, com certeza. Provei para mim mesmo que eu sou capaz de dar uma volta de moto. Participar de uma competição não é o meu foco, não é o meu objetivo, mas voltar a participar junto com os amigos foi uma conquista muito grande. Eu experimentei andar de moto algumas vezes após o acidente, mas acho que não estava no momento certo. Hoje, com certeza, eu me sinto muito mais à vontade na moto, mais confortável para andar de moto, o que é muito mais prazeroso. Andamos bastante em estradinhas e em algumas trilhas que, à princípio, seriam fáceis, mas foram ganhando um pouco de dificuldade, com mais pedra, e eu consegui ir superbem”, destacou o piloto de Belo Horizonte, cujo primeiro contato com a mais importante prova do enduro de regularidade se deu por meio do pai, o também piloto Jacy Zanol, o “Véio”.

Nesta quinta (6), Felipe e a caravana dos competidores deixam Lavras rumo à estância hidromineral de Lambari. Os vencedores serão conhecidos sábado, em Itajubá.

 

 

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais