Nascar anuncia rodas com porca única em seu carro Gen-7

Um dos aspectos que têm exigido mais trabalho dos fiscais e comissários da Nascar está com os dias contados na categoria principal. A organização da Cup confirmou que, a partir do ano que vem, com os carros Gen-7, as rodas aro 18 serão fixadas por uma única porca, seguindo o que já acontece até mesmo na Stock brasileira. O anúncio foi feito em meio à quarta bateria de testes com o protótipo da nova máquina, desta vez com William Byron (Hendrick), em Fontana.

No formato atual, as rodas aro 15, em aço, são presas por cinco parafusos, o que dá, a alguns times, a chance de trapacear para ganhar tempo nos pitstops. Muitas vezes apenas quatro acabam sendo presas, prática que, uma vez identificada pela Nascar, passou a ser combatida com punições monetárias e em pontuação.

John Probst, vice de inovação e desenvolvimento de competição da associação, explicou a motivação para a mudança. “Desde que concebemos o novo carro estava certo que adotaríamos as rodas aro 18, até mesmo para aproximar o visual ao que se vê nas ruas. Diante das opções, preferimos o alumínio, material mais leve. Para termos a segurança e a durabilidade necessárias, a porca única era a escolha”. Ele lembra que, diante da maior tensão de aperto necessária, os tempos de paradas podem cair de forma marginal, sem grandes diferenças.

E assim como ocorrerá nos carros da nova F1, a fabricante única das rodas para a Cup será a alemã BBS. Com um desenho que não deve fugir do empregado nesta fase de testes.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais