Já estava previsto desde o ano passado, quando o pacote técnico para a temporada da Nascar Monster Energy Cup Series foi anunciado, trazendo uma série de mudanças. A principal envolvendo os superspeedways, no entanto, não foi adotada nas 500 Milhas de Daytona: o fim dos restrictor plates e a adoção de entradas de ar capazes de manter a potência dos V8 na casa dos 550 cavalos (100 a mais do que anteriormente nesse tipo de oval).
A etapa de Talladega, neste fim de semana, se tornou então a primeira oportunidade para avaliar as mudanças, que incluem ainda um nada estético aerofólio traseiro com 9 polegadas (22,8 centímetros) de altura; a elevação da altura do carro em relação ao solo em uma polegada (2,54cm) com a alteração na fixação do track bar, e as entradas de ar no parachoque dianteiro.
Na equação entre maior potência e maior resistência aerodinâmica, prevaleceu a primeira, com as máquinas bem mais rápidas do que nas visitas anteriores à pista do Alabama. Ryan Newman (Roush Fenway) foi o mais rápido nos treinos livres com a média de 204.157 mph (328,48km/h), superando o companheiro de equipe Ricky Stenhouse Jr. Ainda que com a ajuda do vácuo, a marca é quase 10 milhas por hora superior à que valeu a pole a Aric Almirola na última visita da categoria, em outubro do ano passado.