Prólogo do WEC termina com Hypercars mais lentos que os LMP2

Segundo (e último) dia do Prólogo do Mundial de Endurance (WEC) em Spa-Francorchamps concluído, com o mesmo cenário da véspera. Mais uma vez a melhor marca foi registrada não por um dos Le Mans Hypercars (LMH), nova classe principal do campeonato, que começa sábado (1º). O protótipo Oreca/Aurus-Gibson LMP2 da G-Drive foi o mais rápido da terça-feira: 2min04s168, graças a uma volta do holandês Nyck de Vries na sessão da manhã.

O mais rápido entre os LMH aparece apenas em quarto na soma dos dois treinos do dia: o Toyota GR010 HY #8 (Sebastien Buemi/Brandon Hartley/Kazuki Nakajima), com 2min04s669. Que foi a melhor volta na parte da tarde. Apesar dos inúmeros testes feitos pela Toyota Gazoo Racing, o Prólogo é a primeira chance de comparação com as demais máquinas – o mesmo se aplica ao Alpine A480-Gibson de André Negrão/Matthieu Vaxiviere/Nicolas Lapierre. O carro do brasileiro, que não tem a ajuda do sistema híbrido, não foi além de 2min05s339, justamente com Negrão ao volante.

A FIA e o Automobile Club d’Ouest (ACO), organizador do WEC, já haviam determinado ajustes nos LMP2 para a temporada, numa tentativa de evitar tempos próximos aos dos LMH. Com base nas informações do prólogo, não estão descartadas novas mudanças no Balance of Performance (BOP). Em condições de corrida, a expectativa é de que os hypercars levem a melhor não só pelo pacote técnico, mas pelo fato de serem comandados por três pilotos Pro (Gold ou Platinum), o que é proibido na categoria inferior.

GTE e GTE Am

Na GTE, mais um dia de domínio do Porsche 911 RSR #92 de Kevin Estre e Neel Jani. Com uma volta 1s2 mais rápida que a do segundo colocado, o #91 da marca alemã. O espanhol Miguel Molina se encarregou do trabalho na Ferrari 488 #52 da AF Corse, já que Daniel Serra ainda se dirige para a Bélgica após vencer a primeira corrida da Stock Car em Goiânia.

Com um novo chassi em lugar do destruído por Ben Keating na segunda-feira, Felipe Fraga (Aston Martin Vantage #33/TF Sport) foi o mais rápido entre os GTE Am na parte da tarde. Augusto Farfus registrou a melhor volta do Aston #98 (AMR) da mesma categoria.

Mundial de Endurance (FIA WEC 2021)

Prólogo: Spa-Francorchamps (BEL)

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