Quinta-feira de Pato O’Ward nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis

Terceiro dia de treinos livres para as 500 Milhas de Indianápolis, válidas pela NTT Indycar Series (Fórmula Indy) e mais uma vez a chuva marcou presença, na parte da tarde. O que interrompeu as atividades de pista por uma hora e oito minutos e encerrou a programação 13 minutos antes do previsto. Pilotos e equipes aproveitaram o tempo à disposição para trabalhar no acerto de corrida e, ao mesmo tempo, começar a se preparar para a qualificação do fim de semana. Ainda sem o aumento da pressão do turbo disponível para os treinos de sábado e domingo, que definirão as 33 posições para a corrida do dia 26.

Com a ajuda do vácuo, Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5 / Arrow McLaren) foi o mais rápido da quinta-feira, com 228.861 milhas por hora, ou 370,52 km/h. Abaixo da velocidade registrada na véspera por Scott McLaughlin (Dallara Chevrolet #3 / Penske). O neozelandês, aliás, voltou a andar rápido, com a segunda marca (365,75 km/h). Alex Palou (Dallara Honda #10 / Ganassi), em terceiro, foi o melhor representante com os motores japoneses (365,10 km/h).

Hélio Castroneves (Dallara Honda #06 / Meyer Shank) completou 81 voltas. A mais rápida delas em 225.056 mph (362,11 km/h), o que valeu o 13° lugar. “Foi um dia produtivo, começamos com a simulação de classificação e vimos algumas coisas que podemos melhorar. À tarde trabalhamos em configuração de corrida e vamos buscar evoluir o carro depois da qualificação, que é o foco da sexta-feira”.

Já Pietro Fittipaldi (Dallara Honda #30 / Rahal Letterman Lanigan) não andou tanto – 44 voltas – e fechou o dia com a 30ª melhor média (221.924 mph / 357,07 km/h). Os quatro carros da equipe de Bobby Rahal ficaram distantes das primeiras posições. O melhor deles foi o #75 de Takuma Sato, 23°. Colton Herta (Dallara Honda #28 / Andretti Global) foi o mais rápido sem o vácuo, com 224.182 mph (360,7 km/h).

Acidentes

Dois acidentes fortes marcaram os treinos. Pela manhã, o novato Linus Lundqvist (Dallara Honda #8 / Ganassi) foi o primeiro neste ano a encontrar o muro. Bateu na Curva 2, danificando bastante o carro. Mesma situação do vencedor de 2022 Marcus Ericsson (Dallara Honda #28 / Andretti Global) rodou na curva 4, indo parar junto à entrada do pitlane. A equipe confirmou que usará o carro reserva para o restante da semana.

A sexta-feira é conhecida como a “Fast Friday”, já que os motores passam a contar com a pressão extra que usarão na qualificação do sábado e do domingo. A programação começa às 14h (de Brasília), com seis horas de pista livre, caso a chuva permita.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais