Red Bull RB16: mudanças nos detalhes para incomodar Mercedes e Ferrari

Que Adrian Newey e seus comandados sabem desenvolver carros eficientes é fato. Faltava contar com uma unidade de potência confiável e forte o suficiente para incomodar Mercedes e Ferrari. A temporada 2019 voltou a mostrar uma Red Bull capaz de vencer sem depender dos problemas com os rivais. No último ano das regras atuais do Mundial de F1, era de se esperar que o time de Milton Keynes partisse da base eficiente do RB15 para avançar.

Foi exatamente o que fez o grupo comandado por Newey. O RB16 Honda foi mostrado pela primeira vez nesta quarta-feira (12), como prometido, e sem as já tradicionais pinturas de teste. Com as cores definitivas, mostra detalhes interessantes para fazer ainda melhor que o antecessor.

O esforço do projetista é de reduzir ao máximo as dimensões e favorecer a passagem de ar. No bico, uma pequena asa foi montada junto à saída do F-Duct. Que é alimentado por duas aberturas na pequena extensão central. A horizontal, na extremidade, ganha a compania de outra, vertical, bipartida. Newey e companheiros procuraram aproveitar ao máximo o espaço deixado para os defletores laterais ao lado do cockpit. A carenagem do motor tem formas semelhantes, mantendo a pequena barbatana de tubarão. O rake (traseira mais alta do que a dianteira), marca registrada dos últimos carros da RBR, é ainda mais evidente.

Max Verstappen é o responsável pelos primeiros quilômetros do carro, em Silverstone (um ‘filming day’, com pneus extraduros). Alex Albon terá seu primeiro contato já em Barcelona.

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