Ele já havia sido mostrado camuflado em testes de pista. Agora, no entanto, aparece na decoração com que rasgará as pistas do Mundial de Endurance (FIA WEC) deste ano. O Toyota GR010 Hybrid é o primeiro protótipo concebido no regulamento Le Mans Hypercar (LMH) a ser apresentado. Nesta temporada, vai ganhar a companhia do SCG007, da Scuderia Cameron Glickenhaus e, nos próximos anos, a concorrência de Peugeot, Audi e Porsche (as duas últimas com protótipos LMDh).
Embora não pareça, o GR010 Hybrid é maior que o antecessor TS050 – 25 centímetros mais comprido, 10cm mais largo e 10cm mais alto. E com as novas regras adotadas pelo Automobile Club d’Ouest, também mais pesado (consideráveis 162kg), com os 1.040kg exigidos. Parte de um esforço do organizador para reduzir custos e frear o desempenho.
O motor é um V6 biturbo 3.5 que garantirá os 680cv máximos permitidos, aos quais se juntam os 275cv extras da unidade híbrida, que jogará a potência no eixo dianteiro. O carro contará com um mesmo pacote aerodinâmico para as 24h de Le Mans e as demais etapas do WEC – a asa traseira será o único elemento modificado, como determina o regulamento dos LMH.
“Com as novas regras tivemos de criar um carro novo do zero, com uma nova filosofia de projeto. Agora nossa unidade híbrida está apenas na dianteira, o que exigiu a instalação de um motor de partida e dos freios traseiros totalmente hidráulicos pela primeira vez. Foi um desafio bastante interessante para nossos engenheiros”, disse o francês Pascal Vasselon, diretor-técnico do programa.
A Toyota manteve os trios de pilotos da temporada passada. Os campeões mundiais Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López comandam o #7. No #8, Brandon Hartley, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima.
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