Toyota revela o GR010, nova máquina para o Mundial de Endurance

Ele já havia sido mostrado camuflado em testes de pista. Agora, no entanto, aparece na decoração com que rasgará as pistas do Mundial de Endurance (FIA WEC) deste ano. O Toyota GR010 Hybrid é o primeiro protótipo concebido no regulamento Le Mans Hypercar (LMH) a ser apresentado. Nesta temporada, vai ganhar a companhia do SCG007, da Scuderia Cameron Glickenhaus e, nos próximos anos, a concorrência de Peugeot, Audi e Porsche (as duas últimas com protótipos LMDh).

Embora não pareça, o GR010 Hybrid é maior que o antecessor TS050 – 25 centímetros mais comprido, 10cm mais largo e 10cm mais alto. E com as novas regras adotadas pelo Automobile Club d’Ouest, também mais pesado (consideráveis 162kg), com os 1.040kg exigidos. Parte de um esforço do organizador para reduzir custos e frear o desempenho.

O motor é um V6 biturbo 3.5 que garantirá os 680cv máximos permitidos, aos quais se juntam os 275cv extras da unidade híbrida, que jogará a potência no eixo dianteiro. O carro contará com um mesmo pacote aerodinâmico para as 24h de Le Mans e as demais etapas do WEC – a asa traseira será o único elemento modificado, como determina o regulamento dos LMH.

“Com as novas regras tivemos de criar um carro novo do zero, com uma nova filosofia de projeto. Agora nossa unidade híbrida está apenas na dianteira, o que exigiu a instalação de um motor de partida e dos freios traseiros totalmente hidráulicos pela primeira vez. Foi um desafio bastante interessante para nossos engenheiros”, disse o francês Pascal Vasselon, diretor-técnico do programa.

A Toyota manteve os trios de pilotos da temporada passada. Os campeões mundiais Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López comandam o #7. No #8, Brandon Hartley, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima.

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