Ford Ranger V6 biturbo pronta para o rally cross-country

Nova máquina finalmente pronta nas oficinas da sul-africana Neil Woolridge Motorsport. Encarregada pela Ford Performance de desenvolver as versões T1 FIA da Ford Ranger, a equipe superou os atrasos e dificuldades causados pela pandemia para lançar a versão equipada com o V6 3.500cc EcoBoost biturbo de 400cv e 70kgf.m. Que substitui o V8 ‘emprestado’ do Mustang. O motor é apenas uma das várias novidades do modelo, numa tentativa de recuperar o terreno perdido em competições internacionais, especialmente para as Toyota Hilux V8 IMA. A versão anterior venceu o Sertões por quatro anos consecutivos (2017 a 2019).

Toda a carroceria que cobre o chassi tubular em aço cromolibdênio é agora de fibra de carbono. A instalação do motor foi recuada em relação ao V8 – está agora bem atrás do eixo dianteiro, para melhorar a distribuição de peso. Emagrecer a Ranger T1 FIA, aliás, foi um dos objetivos. A nova caixa sequencial Sadev de seis marchas (derivada das usadas no WRC) é 10kg mais leve que a antecessora. No conjunto, foram ganhos 150kg. As suspensões são da francesa BOS e, pela primeira vez a Ranger passa a contar com um macaco pneumático que eleva a picape com o acionamento de um botão, para agilizar as trocas de pneus.

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