Nascar retorna à terra de Bristol. Chuva cancela programação da sexta

Pelo terceiro ano consecutivo a Nascar Cup Series e a Craftsman Truck Series levantam poeira (ou lama) no Bristol Motor Speedway. O oval de meia milha (804m) do ‘Último Grande Coliseu’ troca o concreto habitual pela terra, o que traz um desafio totalmente diferente para as equipes. As máquinas da Cup, por exemplo, andam sem o splitter dianteiro para diminuir o acúmulo de material.

Para este fim de semana, a chuva promete ser um obstáculo a mais. Em menor quantidade ela até compacta o piso mas, ao se acumular nele, traz a lama e condições de aderência que muitas vezes impedem o início ou a continuação das corridas. As condições do tempo levaram a Nascar a cancelar os treinos livres previstos para esta sexta-feira.

Assim, Cup e Truck vão direto para as baterias classificatórias que definirão os grids da prova principal. O formato de prova muda em relação às corridas no asfalto, com os pitstops entre os segmentos em bandeira vermelha e mesmo tempo para todos, respeitando a ordem de entrada no retorno à pista.

Nos dois primeiros anos, a etapa Bristol Dirt da Cup foi vencida por pilotos de trajetória menos expressiva na terra: Joey Logano (Ford Mustang #22/Penske) e Kyle Busch (então no Camry #18 da Joe Gibbs). Busch chegou a dizer que não achava interessante uma etapa com esse tipo de piso no calendário.

Novidades

Na divisão principal, um especialista nas competições de Late Models e Midgets na terra se junta ao pelotão. Jonathan Davenport alinha como terceiro Chevrolet Camaro da Kaulig (o #13). Ele também está inscrito na Truck, a exemplo de William Byron (na Chevy Silverado #51 do time de Kyle Busch) e de Logano (Ford F-150 #66 / ThorSport). Outra atração é a presença de Jessica Friesen, com a Toyota Tundra #62 da Halmar Friesen Racing, equipe de que é sócia com o marido Stewart Friesen (piloto da Toyota #52).

As classificatórias (heats) na Truck e na Cup, sempre com 15 voltas, estão marcadas para este sábado, a partir das 16h30 (de Brasília). Às 22h é a vez da corrida final das picapes. A Cup faz sua décima etapa às 21h do domingo.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais