Areia e água são desafio no primeiro dia do RN 1500. Caravana chega a Assu
Não eram os caminhos peruanos, mas teve seu jeitão de Dakar. O primeiro dia do 21º RN 1500, válido pelo Brasileiro de Rally Cross-Country CBA/CBM reservou muita areia no caminho que levou a caravana de São Miguel do Gostoso a Assu. E não só isso, já que as chuvas recentes na região tornaram o piso mais pesado e levaram pilotos e navegadores a encarar poças e trechos alagados. Tudo em meio a um belo visual, incluindo fazendas de energia eólica e o litoral potiguar.
Nas motos, Jean Azevedo fez valer toda a sua experiência para sair na frente, com a Honda CRF450X Rally da Honda Racing – foi 24 segundos mais rápido que o companheiro de equipe e atual campeão Tunico Maciel. Luciano Gomes ocupa a terceira posição, enquanto Cláudio Ferreira da Silva Júnior lidera na Maratona. O inglês John Monteath é o nono. “Tive um dia bom, bem focado, procurando sempre manter um ritmo seguro. A prova contou com uma parte mais complicada em um laço e nos últimos 70 km passamos por poças d’água, lagos, com condições bem críticas, já que chove muito na região”, comentou Jean.
Nos carros, o piso mais pesado favoreceu os 4×4, dificultando a vida das duplas com os Buggys Giaffone V8. Os mais rápidos do dia foram Marcos Baumgart e Du Sachs, com a Ford Ranger T1 FIA da equipe X Rally, seguidos por Michael Terpins/Beco Andreotti, também com uma Ranger. O melhor buggy é o de Carlos Ambrósio/Cadu Sachs, na quarta posição.
As duplas da região mostraram força entre os UTVs, com liderança provisória de Vinícius Barbalho/Rafael Shimuck, seguidos pelos mineiros Henrique Gutierrez/André Munhoz, com Riamburgo Ximenes/Flávio França em terceiro. Nesta sexta-feira (5), os competidores encaram uma etapa em ‘laço’, com largada e chegada em Assu e 144 quilômetros cronometrados.
Rally RN 1500
Resultados