Brasil no alto do pódio do Rally Cazaquistão. Festa argentina nos carros
Gustavo Gugelmin venceu pela segunda vez na temporada da Copa do Mundo FIA de Rallies Cross-Country. Ao lado do norte-americano Austin Jones, o navegador catarinense conquistou o título do Rally do Cazaquistão na categoria T4 (UTVs derivados de série). A dupla da Monster Energy Can-Am ainda conseguiu a quinta posição na classificação combinada das quatro rodas (carros/UTVs). O quinto e decisivo estágio da prova foi reduzido de 267 para 158 quilômetros nas motos por um problema com a estrutura de reabastecimento remoto.
Nos carros, o domingo marcou uma reviravolta na classificação. Até então líder, o francês Mathieu Serradori não completou a etapa com problemas em seu Buggy Century V8. O que abriu caminho para a dupla formada pelo argentino Lucio ‘Lucho’ Alvarez e pelo espanhol Armand Monleon, com uma Toyota Hilux V8 Overdrive. Os russos Denis Krotov e Konstantin Zhiltsov (Mini John Cooper Works All4) avançaram para a segunda posição, assim como Matthias Ekstrom/Emil Bergkvist (Mini John Cooper Works Buggy), que terminaram em terceiro.
Cristina Gutierrez e François Cazalet (Overdrive OT3), do Red Bull Junior Team, foram os vencedores na T3 (UTVs protótipos).

Branch
Nas motos, Ross Branch, do Zimbábue, levou a Yamaha WR450 F Rally oficial à vitória geral. Com uma posição de largada favorável e a menor quilometragem do estágio, ele não deu chance ao austríaco Matthias Walkner (KTM 450 Rally) de descontar a vantagem. Mais do que isso, foi segundo do dia, atrás apenas do português Joaquim Rodrigues (Hero). O francês Adrien van Beveren, com a segunda Yamaha, completou o pódio.
A próxima etapa do Mundial de Rally Cross-Country FIM e da Copa do Mundo FIA é o Rally Rota da Seda (Silk Way), de 30 de junho a 11 de julho.
Siga o Racemotor no: