Brasileiros vão bem no primeiro dia do Desafio Inca
Dunas e areia, muita. Esse é o panorama do terreno peruano encarado por alguns dos melhores pilotos do rally cross-country do mundo em mais uma edição do Desafio Inca, prova que, mais do que nunca, serve como aquecimento para o Rally Dakar, já que, em 2019, a maior prova da modalidade será inteiramente disputada no país sul-americano.
O primeiro dia de disputa, com percurso cronometrado de 340 quilômetros em torno de Ica, no Sul do Peru, trouxe, além da exigência do terreno, muito trabalho de navegação, mesmo para os mais experientes. Nas motos, melhor para o australiano Toby Price, com sua KTM 450 Rally, 30 segundos à frente do argentino Franco Caimi (Yamaha), com outro piloto da marca japonesa, o francês Adrien Van Beveren, em terceiro.
Sobre quatro rodas, os brasileiros começaram bem a prova. Atuais campeões do Dakar, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin ficaram com a quarta posição entre os UTVs, a 10min43 dos vencedores do dia, os peruanos Juan Uribe e Javier Godoy (resultados extra-oficiais). Varela ainda superou um susto ao longo do dia, mas se mostrou satisfeito com o desempenho a bordo de seu Can-Am Maverick X3. “Só passei um apuro, quando o volante saiu na minha mão. Mantive a calma, não pude parar pois era uma subida de duna, mas consegui encaixar e continuamos. Foi o único imprevisto. Estamos prontos para largar no que deve ser um dia mais difícil. É um rally com 100% de dunas e com muitas retas. Então, temos que tirar a aceleração de vez em quando para não esquentar muito a correia”, destacou o piloto.
Cristian Baumgart e Beco Andreotti, que aproveitam a competição para conhecer o terreno do Dakar, em que competirão entre os carros, concluíram o dia na quinta posição com o X3 preparado pela South Racing. Nos carros, aliás, melhor para o argentino Orlando “Orly” Terranova, com um Mini Cooper da equipe oficial X-Raid, à frente dos peruanos Pancho Leon (Mitsubishi L200) e Álvaro Brandes (Toyota Hilux).