Can-Am Maverick R: esquenta a briga entre os UTVs de competição
A briga de foice entre os dois principais fabricantes de UTVs do planeta ganhou mais um capítulo. Depois de a Polaris lançar seu RZR Pro R praticamente pronto para as provas off-road, a Can-Am partiu para o contra-ataque. Embora seu Maverick X3 já domine provas como o Dakar e o Sertões; o Mundial de Rally Cross-Country (W2RC) e a Copa do Mundo FIA de Rally Baja, a marca do grupo BRP resolveu ir mais longe. E apresentou a linha Maverick R, com os números de performance mais impressionantes de sua história.
Tudo começa com o motor três cilindros em linha 1.0 turbo Rotax que despeja nas rodas 240 cv. Com direito a uma novidade: a transmissão CVT por correia (que costuma ser uma dor de cabeça nos ralis e bajas) dá lugar a uma caixa automática DCT (dupla embreagem) com acionamento por paddle shifters junto ao volante.
O Maverick R tem 1,98m de largura, 10 centímetros a mais que o RZR Pro R. Na versão topo de linha R X RS Smart Shox, a suspensão dianteira, com amortecedores inteligentes Fox 3.0 Podium, conta com um insano curso de 1,92m (77 polegadas). Mérito também do sistema Tall Knuckle, em que o link superior, composto por um conjunto de tubos em alumínio, é preso acima do cubo de roda. Se ele vem de fábrica com pneus ITP Tenacity XNR de 32 polegadas, é possível montar unidades de até 35.
O preço sugerido de venda nos Estados Unidos é de US$ 44.299 (R$ 216.370 pelo câmbio do dia). Valor que certamente será bem mais alto na chegada ao Brasil, apenas uma questão de tempo. A expectativa é de que os times e preparadores apoiados pela Can-Am já alinhem o modelo ao longo de 2024.
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