Destaques das pistas no fim de semana
Vamos que você tenha passado o fim de semana longe do computador, da TV e do smartphone, ou ficou sabendo apenas do desfecho do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Pois o Racemotor traz, às segundas-feiras, um resumão dos destaques nas pistas e estradas do Brasil e do mundo, onde quer que haja gente acelerando. E os últimos dias foram pródigos em emoção, com direito a definição de campeões sobre duas (aliás, um hepta) e quatro rodas e desfechos surpreendentes para cenários decisivos como o da Nascar Monster Energy Cup Series, em que restam apenas oito pilotos em condições de chegar ao título.
Nascar Monster Energy Cup Series
Muita gente deve ter ganho boas quantias nas casas de apostas se resolveu torcer pelo Chevrolet Camaro #9 da Hendrick Motorsports. Afinal, não só Chase Elliott nunca havia vencido na divisão principal da Nascar como, depois de brilhar em Sonoma, parece ter desencantado. O filho de Bill Elliott já havia assegurado o passaporte para a fase de oito dos playoffs ao levar a melhor em Dover, e resolveu repetir a dose no trioval do Kansas. Ajudado, é bem verdade, pela punição aplicada a Kevin Harvick por excesso de velocidade no pitlane. Mas com talento de sobra para resistir às investidas de Kyle Busch nas voltas finais. E enquanto Brad Keselowski, Kyle Larson, Ryan Blaney e Alex Bowman deram fim às esperanças de levantar a Cup, Chase terá a companhia dos dois irmãos Busch, de Aric Almirola, Clint Bowyer, Kevin Harvick, Joey Logano e Martin Truex Jr. Quatro campeões versus quatro nomes em busca do primeiro título. Impressionante o desempenho da Stewart-Haas Racing, com quatro carros na penúltima fase dos playoffs, que começa em Martinsville.
Moto GP
Pentacampeão mundial de Moto GP, dono de sete títulos, ainda por cima na casa da Honda. O espanhol Marc Márquez não quis esperar um segundo sequer para ampliar sua já impressionante carreira e confirmar que, desde 2014, é imbatível na categoria máxima da motovelocidade. E como os grandes ainda por cima contam com a sorte, a conquista veio com vitória herdada na penúltima volta em Motegi, quando Andrea Dovizioso (Ducati), que liderava, acabou caindo ao tentar resistir aos ataques do piloto de Cervera. A partir daí, a matemática assegurou a definição do campeonato e transformou os GPs de Austrália, Malásia e Valencia em ‘cumprimento de tabela’. Destaque para mais um pódio de Cal Crutchlow, com a Honda RCV do time LCR e de Alex Rins, competitivo com a Suzuki.
GT Open
Depois dos dois títulos consecutivos da Lamborghini neste que é um dos principais campeonatos internacionais de GT, o número 1 está de volta à Ferrari, com o dinamarquês Mikkel Mac e a 488 Italia GT3 da equipe Luzich. Como o parceiro habitual Alessandro Pierguidi (campeão mundial de Endurance pela AF Racing) não pôde participar de todas as etapas, Mac chegou ao título sozinho, com uma sexta e uma segunda posições em meio ao maior grid do ano (30 carros). As vitórias ficaram com os italianos Fioravanti/Giacomo Rizzoli (Lamborghini Huracán GT3/Team Ombra) na primeira prova e Riccardo Agostini/Rik Breukers (Lamborghini Huracán/Imperiale Racing) na segunda. Marcelo Hahn conseguiu a terceira posição final na categoria ProAm, mesma posição de Márcio Basso na Am.
Stock Light
A penúltima rodada dupla na categoria de acesso à Stock, também em Londrina, foi movimentada e com direito a resultado definido pelos comissários. Aconteceu na corrida de sábado, vencida com autoridade pelo líder do campeonato Raphael Reis (W2), seguido por Marco Cozzi (Rsports) e Gustavo Frigotto (RKL), que herdou a posição de Marcel Colletta, desclassificado por irregularidades técnicas, a exemplo do pole Gabriel Robe e de Gustavo Lusquiños. Na segunda prova, domingo, Raphael Abbate (L3), que disputou ano passado o Lamborghini Super Trofeo na Europa, recebeu a bandeirada à frente de Vinícius Margiota (KTF) e novamente de Cozzi. Reis (195 pontos); Enzo Bortoleto (163), Frigotto (143) e Pedro Cardoso (140) são os quatro com chance de levantar a taça de campeão na etapa de Interlagos, com pontuação dobrada.