L200 Triton Sport RS: mais uma opção para os rallies cross-country
Com o crescimento das provas de rally cross-country no Brasil, o nível técnico seguiu a evolução e transformou a luta por vitórias em um pega entre protótipos da categoria T1, que mantêm pouco (ou nada) dos modelos de série. São máquinas pensadas desde o primeiro parafuso para encarar percursos acidentados sem dó, o que acaba refletindo nos orçamentos nada modestos para pilotos e equipes.
Pois a Mitsubishi, que lançou moda no país com suas versões de competição do Pajero TR4 e da L200 RS (usadas não só em sua Cup, de velocidade, mas nas principais disputas do calendário verde e amarelo), resolveu trazer uma nova opção menos extrema e mais acessível: a L200 Triton Sport RS. Uma picape desenvolvida para atender ao regulamento T2 da FIA, que restringe a preparação e exige maior presença de itens de série.
Desenvolvida pela Spinelli Racing, do piloto e empresário Guilherme Spinelli, a Triton Sport RS parte da carroceria e do chassi do modelo oferecido nas concessionárias, adicionando os itens obrigatórios de segurança (gaiola em aço, bancos concha, cintos de cinto pontos e sistema de extintor). O motor é o 2.4L Diesel, 16 válvulas /DOHC MIVEC, com 225cv de potência e torque de 51,2 kgf.m. O painel é substituído por um sistema Protune de aquisição de dados e cada roda recebe um segundo amortecedor, com molas helicoidais racing na dianteira e semielípticas na traseira.
Mais uma opção para um mercado que ganha também o Buggy Giaffone V8, já mostrado pelo Racemotor, além das Ford Ranger T1 NWM e de um protótipo desenvolvido pela mesma Spinelli Racing em parceria com a South Racing, que será revelado em breve.