Mais um dia de vencedores novos no Dakar. Caravana vai encarar as dunas
Sem reflexos das tensões entre Estados Unidos e o vizinho Irã, o Rally Dakar 2020 chegou à quarta etapa na Arábia Saudita com mais um percurso rápido e traiçoeiro, em que areia e principalmente as pedras, deram o tom. Os 453 quilômetros cronometrados do estágio entre Neom e Al ‘Ula (672 no total) confirmaram o equilíbrio e a incerteza dessa edição, com novos vencedores entre os carros, motos e UTVs.
Nas motos, o inglês Sam Sunderland foi o mais rápido mas, com uma punição de cinco minutos (excesso de velocidade numa zona de radar), a vitória ficou com o chileno José Ignacio Cornejo (Honda CRF 450 Rally/HRC), seguido pelo companheiro Kevin Benavides (Argentina) e por Ross Branch, melhor na segunda etapa, com uma KTM 450 RR privada. O paranaense Lincoln Berrocal (KTM 450 RR) segue fazendo um Dakar positivo – 84º no dia; 75º no geral. A liderança segue com mais um piloto do HRC: o norte-americano Ricky Brabec.

Stephane Peterhansel e o português Paulo Fiúza (Mini JCW Buggy) finalmente venceram uma etapa depois de um início discreto. A dupla foi 2min26 mais rápida que Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota Hilux/Gazoo Racing). Terceiro, Carlos Sainz (Mini JCW Buggy) mantém a liderança. Numa etapa de percurso mais técnico, Fernando Alonso (Toyota Hilux/Gazoo Racing), que também teve problemas com as pedras, terminou em 13º e agora é o 20º.
Primeira do OT3
Nos UTVs, o norte-americano Mitchel Guthrie e o navegador Ola Floene (veterano do WRC) fizeram história ao quebrar a hegemonia da Can-Am. Integrante do Junior Team off-road da Red Bull, Guthrie levou o OT3 Overdrive desenvolvido para a marca de energéticos à sua primeira vitória.
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick) voltaram a perder tempo com dois pneus furados num dia marcado pelas pedras e ficaram em 15º. Na geral, agora comandada pelos espanhois Jose Hinojo López/Diego Gil (Can-Am Maverick), aparecem na mesma posição.
O quinto estágio do Dakar 2020 marca o encontro da caravana com as dunas, nos 353 quilômetros cronometrados entre Al ‘Ula e Ha’il. Subidas e descidas nas montanhas de areia prometem exigir perícia e atenção de pilotos e navegadores.
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