Nona etapa do Dakar esquenta briga nos carros
Mais de 3.700 quilômetros cronometrados dos 5 mil do Dakar 2020, na Arábia Saudita, ficaram para trás e apenas 24 segundos separam os dois primeiros colocados na classificação dos carros. Se Carlos Sainz e Lucas Cruz (Mini JCW Buggy) começaram a prova combinando velocidade e regularidade, dois outros monstros sagrados da prova resolveram dar a resposta na reta final.
Nos terrenos pedregosos da nona etapa, entre Wadi al Dawasir e Haradh (410 quilômetros cronometrados), Stephane Peterhansel/Paulo Fiúza (Mini JCW Buggy) venceram pela terceira vez nesta edição. Seguidos de perto (15 segundos) por Nasser al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota Hilux). Sainz foi o quinto, a 6min31, suficiente para manter a ponta pela diferença mínima sobre o catariano. A 6min38 do espanhol, Peterhansel também está na briga.
O nono lugar do dia levou Fernando Alonso e Marc Coma (Toyota Hilux) a figurar entre os 10 primeiros na geral, depois das mais de duas horas perdidas no segundo estágio da prova saudita.
Nas motos, o chileno Pablo Quintanilla, campeão mundial de rally cross-country 2019, venceu pela primeira vez no Dakar 2020, com a Husqvarna FR450 oficial. Com isso, confirmou a condição de vice-líder. Na esperança de ainda ameaçar o norte-americano Ricky Brabec, a cada dia mais próximo do título inédito com a Honda CRF 450 Rally do HRC. Nesta terça, ele foi o quarto mais rápido e, até a chegada, sexta-feira, pode se dar ao luxo de marcar os principais adversários.

Brasileiros
O paranaense Lincoln Berrocal (KTM 450 RR/Team Protork) segue numa prova de superação e ritmo constante. Com a 83ª posição no dia, ocupa o 75º posto na geral.
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin também mantêm a recuperação e aparecem em nono no geral com o Can-Am #402 do Team Monster Energy/Can-Am. Atuando como ‘assistência rápida’ para os companheiros Casey Currie/Sean Berriman, líderes entre os UTVs, ficaram com o 16º melhor tempo no dia. “Havia muita pedra no caminho, em alguns trechos parecia até que estávamos no Marrocos, e no final houve longas retas e dunas. Fizemos uma prova tranquila, acompanhando os nossos companheiros”, destacou o navegador.
‘Twist carpado’
Em meio a uma imensidão desafiadora e perigosa, um vídeo divulgado pela organização da prova ajuda a dar uma dimensão do que é o Dakar. A câmera montada em um caminhão que disputa o rally registrou o exato momento em que um UTV, ao superar uma duna, capota, caindo sobre as rodas. Depois do ‘duplo twist carpado’, a ordem é seguir e, se falta aceleração para encarar a subida, o segredo é avançar por onde é possível.
Siga o Racemotor no: