Nos carros, Sertões promete disputa de alto nível entre campeões e máquinas

A edição 2023 do Sertões BRB se aproxima com a expectativa de uma disputa de altíssimo nível técnico entre as supermáquinas e os competidores envolvidos. Em boa parte, pela experiência dos principais candidatos à vitória, todos com resultados de destaque em ralis cross-country internacionais. Mas também pela briga entre as marcas e suas máquinas de última geração.

São nada menos que quatro campeões dispostos a ampliar seu número de conquistas ao fim dos 3.800 quilômetros de percurso (2.027 deles cronometrados) que levarão pilotos e navegadores de Petrolina (PE) ao Preá (CE), em um prólogo e oito etapas, de 11 a 19 deste mês. Começando pelos atuais: Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio, que também venceram em 2019, retornam com a Toyota GR Hilux DKR T1+ assistida pela Overdrive e alinhada pela MEM Motorsport. Desde a vitória do ano passado, no Sertões BRB 30 anos, muita coisa mudou.

Lucas passou contar com suporte da Toyota Gazoo Racing Latin America; foi a sensação do último Dakar com a terceira posição final em sua estreia e, ao lado de Kaíque, foi o vice-campeão da Baja Aragón, na Espanha. O que o deixa ainda mais credenciado a buscar o tri.

Mesmo caso dos irmãos Baumgart e da equipe X Rally. Cristian (quatro títulos) e Marcos (um) competirão com os Prodrive Hunter T1+, protótipo desenvolvido por uma das mais tradicionais estruturas dos ralis, com design de Ian Callum (ex-desenhista da Jaguar) e motor Ford V6 3.5 biturbo. Os dois tiveram a chance de conhecer o novo equipamento no Sonora Rally (etapa mexicana do Mundial) e no Rally do Jalapão, vencido por Marcos.

Spinelli de volta

E para esquentar ainda mais a briga de nomes acostumados a vencer, o recordista do Sertões BRB está de volta, após dois anos de ausência. Único penta sobre quatro rodas, Guiga Spinelli alinha para sua 20ª participação no Sertões com a Mitsubishi L200 Triton Sport Racing T1 FIA, no que também será o retorno da marca japonesa, com direito à logo da Ralliart, sua lendária divisão esportiva. Ainda que com menor curso de suspensão e largura que os modelos do regulamento T1+, Guiga e o igualmente experiente navegador português Paulo Fiúza prometem integrar a luta pelas primeiras posições.

Também é o objetivo de Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, com a versão mais recente do buggy sul-africano Century CR6 T, equipada com motorização Audi turbo. E de Sylvio de Barros, Rodrigo Aché, Glauber Fontoura, Julio Capua e Mauro Guedes, com outros exemplares da Toyota Hilux T1.

Triton Sport R

Os inscritos com as Mitsubishi Triton Sport R farão duas competições em uma: além de inscritos na categoria T2 (Production), participarão de uma disputa à parte que dará, ao vencedor, uma estadia de três dias em Alter do Chão (PA). Entre eles está Youssef Haddad, engenheiro, navegador e desde o ano passado piloto. Depois de fazer história ano passado como o primeiro a completar o Sertões correndo solo nos carros, ele terá agora a seu lado Igor Quirrenbach.

Na classe T4 (para os UTVs com homologação FIA), um dos destaques é a estreia de Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, organizadora do Sertões BRB. Ao lado do navegador Rodrigo Mello, a ideia é viver a realidade dos competidores por dentro e tirar aspectos importantes para o desenvolvimento da prova. Na mesma categoria está Marcos Moraes, o MEM, que esteve à frente do evento e garantiu sua consolidação a partir dos anos 1990 até 2019.

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