O que rolou pelas pistas no fim de semana

Além da Stock Car, do Europeu de F-3, do ótimo desempenho de Rafa Matos na Trans-Am Series e de Caio Collet na F-4 francesa, o fim de semana sobre rodas teve outros destaques dignos de nota. A começar pela sensacional vitória de Pipo Derani, em dupla com Johannes van Overbeek na penúltima etapa da IMSA Weathertech Series, em Laguna Seca. Teve ainda “lavada” do atual campeão do DTM e, na Moto GP, festa doméstica num fim de semana em que a reação de outro italiano (Romano Fenati na Moto2) acabou roubando as manchetes.

IMSA WeatherTech

As duas horas e 45 de prova no lendário traçado de Laguna Seca começaram como um dérbi de demolição – tanto assim que as sete primeiras voltas foram completadas em bandeira amarela, devido a acidentes sucessivos. Nem mesmo o Nissan OnRoak Dpi #22 da equipe Tequila Patrón ESM escapou. Mas Pipo Derani (que chegou a rodar na relargada da oitava volta) e seu companheiro de equipe tiveram paciência para escalar o pelotão, contaram com uma estratégia perfeita de paradas e receberam a bandeirada 10s9 à frente do Oreca-Gibson LMP2 da Core Autosport, de Colin Braun e Jon Bennett. Restando apenas a Petit Le Mans, em Road America, Felipe Nasr e Eric Curran (quintos na pista californiana) mantêm quatro pontos de vantagem sobre Braun e Bennett com o Cadillac VX.R da Action Express. Na GTE, nova vitória da BMW M8 do Team Rahal Letterman Racing, com Alexander Sims e Connor de Phillipi, à frente da Porsche 911 RSR de Earl Bamber e Laurens Vanthoor. Katherine Legge e o português Álvaro Parente levaram mais uma vez o Acura NSX GT3 da Michael Shank ao primeiro lugar na GTD.

René Rast (Foto: Audi Sport)

DTM

Na visita ao Alemão de Turismo a um de seus templos sagrados (Nurburgring), a Audi finalmente acordou na temporada. Fora da luta pelo título, a casa de Ingolstadt fez história com o atual campeão, René Rast, que se tornou o primeiro piloto no formato atual (com duas qualificações e duas corridas) a somar o máximo de pontos possível do fim de semana (56). No sábado, o piloto do Team Rosberg fez valer a posição de largada e manteve uma distância razoável para Bruno Spengler (BMW), principal perseguidor. O líder do campeonato Gary Paffett (Mercedes) completou o pódio. Domingo a pole veio por seis milésimos de segundo sobre Paffett – na corrida, um pitstop lento do inglês deu fim ao duelo e abriu caminho para o segundo lugar de Paul di Resta (Mercedes), com Marco Wittmann (BMW). Augusto Farfus conseguiu uma nona e uma sétima posições. No campeonato, Paffett tem 206 pontos contra 204 de Di Resta, com duas etapas restando.

Moto GP

Se Marc Márquez gosta de estragar a festa dos adversários quando correm em casa, não foi o caso no GP de San Marino e Riviera de Rimini, disputado na italianíssima Misano Adriatico. As Ducatis deram o tom já no treino oficial mas, quem se deu melhor não foi o pole Jorge Lorenzo, e sim seu companheiro de equipe Andrea Dovizioso, que tomou a ponta na quinta volta e logo abriu uma vantagem confortável, ajudado pelo duelo entre Lorenzo e Márquez, que serão colegas de equipe ano que vem no HRC Honda. Na última volta, Lorenzo acabou caindo, o que abriu caminho para o terceiro posto de Cal Crutchlow, mais uma vez fortíssimo com a LCR Honda. “Dovi” ultrapassou Valentino Rossi e é o novo vice-líder da classificação, mas a imensos 64 pontos de Márquez.

 

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais