Os destaques das pistas no fim de semana
Com vários campeonatos, especialmente na Europa, em momento “férias de verão”, o fim de semana não foi dos mais pródigos em termos de quantidade, mas a qualidade dos pegas não deixou a desejar. Com direito a pódio brasileiro no DTM depois de dois anos de jejum. Na linha do que ocorreu em Brno, na etapa anterior, a Moto GP garantiu espetáculo de primeira no Red Bull Ring (Áustria), com um duelo entre compatriotas que, ano que vem, dividirão o mesmo box – por enquanto, representando marcas distintas, tudo é amizade e sorrisos.
Moto GP
Depois de uma qualificação decidida por inacreditáveis dois milésimos de segundo a favor do líder do campeonato Marc Márquez, o GP da Áustria foi marcado pelo duelo entre futuros companheiros de equipe. O espanhol acabou superado na última volta pelo compatriota Jorge Lorenzo que, depois que confirmou a transferência para a Honda em 2019, vem fazendo a Ducati ser presença constante no alto do pódio – a disputa, aliás, foi de tirar o fôlego. Andrea Dovizioso, com a outra máquina de Borgo Panigale, completou o pódio – Valentino Rossi saiu do 14º posto para receber a bandeirada em sexto, vendo o sonho do título da temporada cada vez mais distante. Na Moto 2, duelo entre os candidatos ao troféu de campeão, com Francesco Bagnaia (Kalex/Team Sky VR46) levando a melhor sobre o português Miguel Oliveira (KTM). Com a moto que era de Eric Granado, Isaac Viñales não passou do 23º lugar, confirmando que o problema na Forward Racing está mesmo no equipamento. Com o passaporte confirmado para Moto 2 no ano que vem, Marco Bezzecchi ganhou asas e levou novamente a KTM do time de Rossi à ponta na Moto 3.
Nascar
O fim de semana foi dos raros em que as duas principais divisões da stock norte-americana aceleraram em circuitos diferentes. Na Xfinity, que encarou o misto de Mid-Ohio, tudo caminhava para a primeira vitória de Austin Cindric, filho de Tim Cindric, estrategista histórico da Penske e braço direito do capitão Roger, até que o ataque de Justin Allgaier na reta final deu a vitória ao Camaro #7. A Monster Energy Cup Series, por sua vez, bateu rodas no superoval de Michigan, com um rosto mais do que conhecido no Victory Lane. Kevin Harvick levou o Ford Fusion #4 da Stewart-Haas Racing pela sétima vez no ano à vitória, confirmando que chegará aos playoffs como o piloto a ser batido. Foram 108 voltas das 200 comandando o pelotão, à frente de Brad Keselowski e Kyle Busch.
DTM
Na visita do Alemão de Turismo à Inglaterra, só deu Mercedes. Pilotos e equipes encaram dessa vez o traçado internacional de Brands Hatch e, no sábado, o espanhol Daniel Juncadella (ex-campeão europeu de F-3) venceu pela primeira vez, depois de largar na pole, cair para terceiro e recuperar a ponta no pitstop. Em segundo, o paranaense Augusto Farfus (BMW) voltou a visitar o pódio depois de quase dois anos de jejum, resultado bastante comemorado. Lucas Auer, também com uma Mercedes, foi o terceiro. Na prova de domingo, Paul di Resta fez a festa dos súditos de sua majestade, garantindo a dobradinha com o líder do campeonato Gary Paffett (ambos com os carros da estrela). O atual campeão, René Rast, conseguiu o melhor resultado da Audi no evento, com o terceiro posto.