Os destaques das pistas no fim de semana
Os principais campeonatos do automobilismo e do motociclismo mundial entram na reta final e se ainda não revelam campeões, começam a definir quem seguirá na luta pelos títulos. O fim de semana pelas pistas do planeta teve, além do Mundial de Rally e do Motocross das Nações já mostrados pelo Racemotor (bem como da Copa Truck e do desempenho dos brasileiros pelo mundo) como destaques a Nascar, iniciando a segunda fase dos playoffs em Dover; a Moto GP pela primeira vez na Tailândia e a Copa do Mundo de Turismo (WTCR) em Wuhan, na China. Na Austrália, o lendário traçado de Mount Panorama recebeu mais uma edição da Bathurst 1.000, a mais tradicional prova do Supercars V8.
Nascar
A primeira corrida da “fase de 12” dos playoffs da Monster Energy Cup Series começou na Milha Monstro de Dover com as posições definidas pela classificação do campeonato, o que indicava favoritismo de Kevin Harvick e o Ford Fusion #12 da Stewart-Haas, vencedores na visita anterior da categoria, em maio. O dono do #4 e o companheiro de equipe Clint Bowyer realmente deram as cartas nos primeiros dois estágios da prova, mas um problema na fixação de uma roda acabou deixando o campeão de 2014 em sétimo. Boywer, por sua vez, provocou a bandeira amarela que decidiu a prova, na 392ª volta. Ao contrário dos adversários, Chase Elliott (Hendrick) optou por não trocar os pneus e, se os rivais contavam com o melhor desempenho nas voltas finais para lutar pela ponta, outro acidente, desta vez envolvendo Aric Almirola, Brad Keselowski, Alex Bowman e Martin Truex Jr., abriu caminho para o Victory Lane e um lugar entre os oito que vão adiante. No domingo, será a vez do superspeedway de Talladega.
WTCR
A visita da Copa do Mundo de Turismo ao traçado chinês de Wuhan foi marcada pelas dificuldades dos três primeiros no campeonato – Gabriele Tarquini, Thed Bjork e Yvan Muller, prejudicados pelo BoP aplicado aos Hyundai I20 TCR. Por outro lado, a pista se mostrou perfeita para as Audi RS, que levaram a melhor na primeira (Jean-Karl Vernay) e na terceira corridas (Gordon Shedden), ambos com as máquinas do time WRT. A segunda corrida da rodada tripla foi dominada pelo marroquino Mehdi Bennani, com o VW Golf do time de Sebastien Loeb. Vernay e o espanhol Pep Oriola (Seat Cupra do Team Campos) conseguiram diminuir a desvantagem para o trio de ponta e, mesmo distantes, brigam pelo título, com duas etapas restando (Japão e Macau).
Bathurst 1000
A prova de longa duração no técnico e estreito traçado de Mount Panorama vale tanto ou mais do que o título da Supercars australiana. E na edição desse ano, a vitória, merecidamente, ficou com um dos pilotos de maior sucesso na cena do país “Down Under”, Craig Lowndes, em dupla com Steven “Richo” Richards a bordo do Holden Commodore da Triple Eight Racing. Lowndes anunciou sua aposentadoria da categoria aos 44 anos e, depois de largar em nono, mostrou paciência diante da chuva nas voltas iniciais para recuperar terreno. A tarefa de sua dupla foi ajudada pelo problema incomum com David Reynolds, pole com o Holden da equipe Erebus: uma crise de cãibras nas pernas o levou a deixar o box de modo inseguro, o que acabou provocando uma punição. Para o piloto de Melbourne, foi nada menos que a sétima vitória na prova, que o deixa muito próximo da coroa na minissérie de provas de longa duração que integram o calendário da categoria.
Moto GP
Ao menos foi emocionante e decidido na última volta, já que o desfecho da primeira edição do GP da Tailândia, em Buriram, repetiu o panorama do campeonato: Marc Márquez (Honda HRC) no alto do pódio, seguido por Andrea Dovizioso (Ducati) e por Maverick Viñales (Yamaha). A recuperação das motos azuis, aliás – Valentino Rossi terminou em quarto -, foi a grande surpresa da prova, já que nem mesmo os pilotos ou a equipe da casa de Iwata conseguiram encontrar uma explicação para o bom desempenho num ano complicado. Márquez soma agora 271 pontos contra os 194 de Dovi e pode garantir mais um título já no GP do Japão, dia 21, em Motegi. Vitórias italianas na Moto 2 (o líder Francesco Bagnaia, com a Kalex do time VR46) e Fabio di Giannantonio, com a Honda do time Gresini na Moto 3.