Pikes Peak: hora da corrida para as nuvens, sem favorito e com brasileiro

A mais tradicional subida de montanha sobre rodas do planeta chega à 97ª edição neste domingo (28) sem ameaças ao recorde estabelecido ano passado por Romain Dumas e o protótipo VW I.D R (7min57s148) mas, por isso mesmo, com promessa de resultado incerto. Mais uma vez pilotos de todo o mundo encaram os 19,98 quilômetros da Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), para chegar ao topo da montanha de 4.302m próxima a Colorado Springs – entre eles o paulista Rafael Paschoalin, que volta a encarar o desafio sobre uma Yamaha MT-07 em busca da vitória na categoria Middleweight.

Desta vez não há modelos desenvolvidos por montadoras ou protótipos desenvolvidos exclusivamente para a ‘Race to the Clouds’, o que deixa em aberto tanto o vencedor geral quanto a marca a ser registrada numa subida única, que reúne 156 curvas e a influência do vento e da mudança repentina de temperatura. Nomes com boa chance de entrar para o livro de honra da prova não faltam: o inglês Liam Doran, piloto do Mundial de Rallycross, comanda um Ford Escort RS200 que foi do pai, Pat Doran.

Outro piloto vindo da terra, o norueguês Andreas Bakkerud encara pela primeira vez a subida com um buggy tubular Sierra Alpha, uma máquina de apenas 500kg e 350cv que tem, na agilidade, um trunfo para brigar pelas primeiras posições. Representante de uma família com vários pódios na prova, Cody Vahsholtz está inscrito com uma McLaren 650GT, enquanto Rhys Millen, filho do multicampeão Rod e também ele vencedor da prova, troca o SUV Bentley Bentayga do ano passado (mais rápido em sua classe) por um Continental GT3. A bandeira dos elétricos desta vez é defendida pelo experiente japonês Fumio Nutahara, com um Nissan Leaf que, por ser derivado do modelo de produção, dificilmente será um dos mais rápidos na geral.

Sobre duas rodas, além da participação de Paschoalin, as atenções estarão voltadas para o desempenho do vencedor do ano passado, Carlin Dunne, escolhido pela Ducati para estrear a Streetfighter V4 que será lançada ao público até o fim do ano, com a base da Panigale SBK.

97ª Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter

Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais