Pomerode abre Brasileiro de Rally de Velocidade 2020
Em meio a tantos cancelamentos e mudanças de datas provocados pelo Coronavírus no automobilismo internacional, algumas competições avançam, ajudadas pelo próprio formato, com menor acúmulo de público. Caso do Brasileiro de Rally de Velocidade, que abre neste sábado (14) a temporada em Pomerode, simpática cidade da serra catarinense. E tradicional palco da modalidade, com especiais rápidas e desafiadoras.
A principal novidade na competição é a adoção da nova nomenclatura FIA para as categorias. Os carros 4×4 (R4/R5/XRC/Maxi-rally) estão agrupados na Rally2. A Rally4 reúne os modelos 4×2 até 1.600cc com preparação praticamente livre, enquanto na Rally5 estão os modelos com preparação restrita.
Na categoria mais rápida são oito os inscritos, com dois campeões: Juliano/Rafael Sartori, com o VW Polo MR do Team ACE Max e Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer Evo X). Outra atração é o retorno, em tempo integral, do também gaúcho Cláudio Rossi, navegado por Eduardo Tonial em mais um Lancer Evo X.
Na Rally4, Marcos Tokarski, Luiz Stédile e Emerson ‘Bina’ Cavassin, todos com os Peugeot 207, fazem prever uma luta acirrada, segundo a segundo. Nomes de peso também na Rally5, como Maurício Neves, a bordo de um VW Gol de seu time (ProMacchina); o campeão brasileiro de 2018 Victor Corrêa (ex-piloto da F3 Inglesa) e o gaúcho Evandro Carbonera.
O Rally de Pomerode contará com sete estágios cronometrados. A disputa se inicia com uma prime urbana, nesta sexta. No sábado serão três passagens pela SS Morro Azul e o mesmo número pela Zindars/Wunderwal.
Calendário
Inicialmente anunciado com seis etapas, o CBR contará efetivamente com cinco, todas na região Sul. Embora estivesse prevista uma prova em Inhaúma (MG), no dia 18 de julho, ela acabou cancelada pelo promotor sem justificativa pública, tirando o Sudeste (e seus competidores) do calendário.
Siga o Racemotor no: