Primeira da Maratona no Sertões é uma das mais difíceis da história do rally
Numa coisa a etapa Maratona foi unanimidade entre os competidores: a especial mais dura da história do Sertões. A caravana saiu de Brasília rumo a Goiás. O cenário mudou. Lama nos veículos, cena pouco comum no Sertões. E as marcas de um desafio que, no caso das primeiras motos, durou mais de seis horas. Rostos cansados, mas satisfeitos com a especial reservada para a primeira perna da etapa Maratona – que não permite apoio mecânico ao final – a mais longa da edição 2020. Amanhã o desafio prossegue, com a disputa da segunda perna, batizado de Maratona Paulo Gonçalves, em homenagem ao piloto português, vencedor da prova em 2013 e falecido em janeiro.
O dia também contou com belas paisagens na região próxima à Chapada dos Veadeiros – alguns pilotos cruzaram com araras e tucanos ao longo do dia, sem tempo para curtir a paisagem, é verdade. Um dia que prometia ser completo e exigente cumpriu a expectativa à risca, a ponto de ser considerada uma das mais difíceis da história. A chuva da noite deixou o piso mais liso, e ainda havia o desafio de atravessar o Rio Bagagem, conhecido de boa parte da caravana.
Nas Motos, a prova foi marcada por uma interrupção no km 232, por uma queda de árvore, que obrigou Ricardo Martins (Yamaha WR450F/IMS Yamaha) e o então líder Bissinho Zavatti (Honda CRF450 RX/Honda Racing) a parar por alguns minutos. Vários outros competidores esperaram por mais tempo na zona de radar do abastecimento. Contas feitas e bonificações aplicadas, Martins levou a especial e, com isso, assumiu a liderança nas duas rodas. Victor Siqueira (KTM 450EXC/Dust Off Road) foi a surpresa, em segundo, à frente de Emerson Loth, o ‘Bombadinho’ (KTM 450EXC/Pro Tork), que já impressiona em sua estreia na modalidade – vem do Enduro de Regularidade.
Entre os UTVs, mais uma vez a ‘Família da Poeira’ levou a melhor, desta vez com Rodrigo Varela, ao lado de Gunnar Dums (Can-Am Maverick X3/Varela Racing) que, com o resultado, assumiram a ponta na classificação do rally. Seu irmão Bruno e Gustavo Bortolanza, que começaram o dia como líderes, enfrentaram uma série de problemas – ainda assim, ficaram com a quinta posição e vêm em terceiro no acumulado. À frente deles estão também os atuais campeões Denísio do Nascimento/Idali Bosse (Can-Am Maverick X3/Bompack Racing), 4º. colocados hoje.
Nos carros, foi a vez de Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Toyota Hilux/X Rally Team) levarem a melhor, mesmo com um pneu furado. Superaram o outro carro do time, o do irmão mais velho Cristian Baumgart/Beco Andreotti, que mantêm a liderança na geral. Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio (Ford Ranger T1/MEM) fizeram uma prova espetacular, subindo 17 posições na classificação da prova, terminando em terceiro. Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi Triton SR/Mitsubishi Spinelli Racing) bateram numa pedra, perderam 20 minutos em relação aos líderes e viram a missão mais complicada, embora ainda haja muito rally pela frente.
A segunda parte da Maratona promete ser tão ou mais exigente do que a primeira.
Sertões 2020
Segunda etapa: Brasília/Bolha 2
MOTOS
1) #03 Ricardo Martins, (1)MT1, Yamaha WR 450 F, 05h39min42
2) #72 Vitor Pinheiro Siqueira, (1)MT3, KTM 450 EXC, 05h43min00
3) #75 Emerson Loth, (3)MT2, KTM 450 EXC-F, 05h44min14
4) #11 Júlio Cesar Zavatti, Honda CRF 450 RX, (1)MT2, 05min44s24
5) #01 Tunico Maciel, (2)MT1, Honda CRF 450 RX, 05h47min14
UTVs
1) #214 Rodrigo Varela/Gunnar Dums, Can-Am X3 XRS, (2)UT1, 05min34s14
2) #201 Denisio do Nascimento/Idali Bosse, (2)UT1, Can-Am Maverick X3 XRS, 5h35min26
3) #202 Gabriel Varela/Eduardo Shiga, CAN-AM XRS, (3)UT1, 05h36min03
4) #212 Denisio Casarini/Ivo Renato Mayer, Can-Am X3, (1)UT1, 05h36min11
5) #206 Rodrigo Luppi/Maykel Justo, (1)UT2, Can-Am X3 XRC, 05h36min13
CARROS
1) #303 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, (2)T1, Toyota Hilux Ima, 05h25min27
2) #304 Cristian Baumgart/Beco Andreotti, (1)T1, Toyota Hilux Ima, 05h26min08
3) #301 Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, (1)T1BR, Ford X Rally Ranger, 05h34min12
4) #315 Sylvio De Barros/Rafael Capoani, (3)T1, Ford X Rally Ranger, 05h37min24
5) #302 Guiga Spinelli/Youssef Haddad, (4)T1, Mit. Triton Sport Racing, 05h46min22
ACUMULADO
1) #03 Ricardo Martins, (1)MT1, Yamaha WR 450 F, 9h29min24
2) #11 Júlio Cesar Zavatti, Honda CRF 450 RX, (1)MT2, 09min33s42
3) #01 Tunico Maciel, (2)MT1, Honda CRF 450 RX, 09h37min13
4) #05 Tulio Malta, (2)MT2, Yamaha WR 450F, 09h38min38
5) #75 Emerson Loth, (3)MT2, KTM 450 EXC-F, 09h38min39
CARROS
1) #304 Cristian Baumgart/Beco Andreotti, (1)T1, Toyota Hilux Ima, 09h10min20
2) #303 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, (2)T1, Toyota Hilux Ima, 09h11min40
3) #315 Sylvio De Barros/Rafael Capoani, (3)T1, Ford X Rally Ranger, 09h26min12
4) #302 Guiga Spinelli/Youssef Haddad, (4)T1, Mit. Triton Sport Racing, 09h35min00
5) #301 Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, (1)T1BR, Ford X Rally Ranger, 09h37min31
UTVs
1) #214 Rodrigo Varela/Gunnar Dums, Can-Am X3 XRS, (2)UT1, 09min23s15
2) #201 Denisio do Nascimento/Idali Bosse, (2)UT1, Can-Am X3 XRS, 09h23min39
3) #207 Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, (3)UT1, Can-Am X3 XRS, 09h26min12
4) #212 Denisio Casarini/Ivo Renato Mayer, Can-Am X3, (1)UT1, 09h26min19
5) #218 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, CAN-AM X3 XRS, (1)UOP, 09min26s58
Siga o Racemotor no: