Quarta etapa do Dakar esquenta a briga nas motos e nos carros
O Dakar chegou nesta quarta-feira a Riyadh, capital da Arábia Saudita, com incerteza total na disputa entre os carros e motos. A quarta etapa da edição 2021, com largada em Wadi Ad-Dawasir, mais uma vez foi de muita areia, com estradas rápidas e alguns trechos técnicos que acabaram surpreendendo alguns dos principais nomes.
Motos
Nas motos, prosseguiu a maldição do líder – quem larga entre os primeiros costuma enfrentar problemas de navegação, diante de um percurso sem referências dos demais veículos. O espanhol Joan Barreda (Monster Energy Honda) atacou para vencer seu segundo estágio na prova e assumir a vice-liderança, a apenas 15 segundos do francês Xavier de Soultrait (Rockstar Husqvarna).
Atual campeão, o norte-americano Ricky Brabec (Monster Energy Honda) tentou uma tacada estratégica – diminuiu o ritmo para ser apenas o 18º no estágio e garantir uma posição de partida favorável nesta quinta. Os 11 primeiros seguem separados por menos de 10 minutos, o que mantém a disputa aberta.
A etapa foi marcada por um forte acidente com o indiano CS Shivashankar (Hero), na altura do Km 150 da especial. As primeiras informações são de que ele foi colocado em coma induzido no hospital para o qual foi levado, em Riyadh.
Carros
Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota Gazoo Racing) levaram mais uma vez a melhor na briga direta com os buggies Mini JCW da X-Raid. O catariano venceu sua terceira etapa, mas Stephane Peterhansel/Edouard Boulanger conseguiram marcar a Hilux #301 e seguem na liderança – a diferença caiu agora para 3min58. Com mais tempo perdido, Carlos Sainz/Lucas Cruz se mantêm em terceiro, mas já a 35min19 dos colegas de time.

Guilherme Spinelli/Youssef Haddad tiveram mais um dia consistente com o Mini All4 da X-Raid. O 14º tempo na especial levou a dupla a subir para o 19º posto na geral, com boas chances de entrar na briga pelo top-15. Marcelo Gastaldi/Lourival Roldan (Buggy Century CR6) ficaram em 19º na especial e são P.25 no acumulado. O piloto paulista é o terceiro melhor entre os estreantes.
UTV
A vitória da etapa entre os UTVs ficou com os poloneses Aron Domzala/Maciej Marton (Can-Am Maverick) – primeiros também na T4. Ao lado do norte-americano Austin Jones, Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick) ficou com o terceiro tempo na etapa, mesma posição que ocupam na geral. Já Reinaldo Varela/Maykel Justo (Can-Am Maverick) tiveram um dia complicado e terminaram em 18º. A dupla se mantém em oitavo na classificação acumulada.
A etapa desta quinta-feira levará a caravana a Al-Qaisumah (originalmente seria Buraydah), com 661 quilômetros, dos quais 456 cronometrados.
Siga o Racemotor no: