Rally Andaluzia: teste para o Dakar em solo espanhol
Cinco dias de desafio numa região pouco comum para os rallies cross-country: a Andaluzia, no Sul da Espanha. Foi a solução encontrada para que times, pilotos e navegadores pudessem se preparar para o Dakar 2021 em condições de competição. A primeira edição do Rally da Andaluzia, entre os dias 6 e 10, servirá como um aquecimento para a maior maratona fora de estrada do planeta. Ao todo, serão 1.030 quilômetros cronometrados com percursos em forma de laço. Todos os dias, a caravana partirá e retornará à cidade de Villamartín.
Os custos mais baixos de participação em relação ao Rally do Marrocos, por exemplo, atraíram todos os grandes nomes sobre duas rodas. Ricky Brabec, que deu fim à hegemonia da KTM no Dakar, comanda o Team Monster Energy Honda, com a renovada CRF 450 Rally. A marca austríaca não fica atrás. Ao lado de Toby Price e Sam Sunderland, escala o estreante australiano Daniel Sanders. Outro que estreia, com uma Husqvarna, é o britânico David Knight, destaque do enduro e do hard enduro. A Yamaha conta pela primeira vez com o norte-americano Andrew Short, ex-piloto de motocross.
Nos carros, Carlos Sainz e Lucas Cruz buscam vencer em casa, com o buggy Mini JCW com que dominaram o Dakar. Stephane Peterhansel, agora navegado por Edouard Boulanger, comanda um Mini JCW 4×4. Nasser Al-Attiyah é o único representante da Toyota Gazoo Racing, com a Hilux V8 oficial. A ausência é a do Team BRX, que conta com Sebastien Loeb e Nani Roma, mas ainda faz os primeiros testes de desenvolvimento de seu buggy T1.
Um brasuca
A participação brasileira está concentrada nos UTVs, mas apenas no banco da direita. Gustavo Gugelmin navega para o norte-americano Austin Jones, no Team Monster Energy Can-Am. A Red Bull prossegue com seus Overdrive OT3 – além dos norte-americanos Mitch Guthrie e Seth Quintero, o vice-campeão mundial de rallycross Kevin Hansen acelera um dos modelos da preparadora belga.

Siga o Racemotor no: