Rally do Cazaquistão tem novo líder nas motos. Toyota é mais rápida nos carros

Novos vencedores de etapa e novo líder nas motos no segundo dia do Rally do Cazaquistão, etapa do Mundial de Rally Cross-Country FIM e da Copa do Mundo FIA. O estágio de 279 quilômetros cronometrados entre Aktau e Kenderly foi bem mais rápido que o anterior – a média entre os carros chegou a 116 km/h. Na categoria, domínio do saudita Yazeed Al-Rajhi e do alemão Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux V8 Overdrive). À frente (47s) do sueco Mattias Ekstrom, bastante adaptado ao Mini John Cooper Works Buggy da X-Raid.

Ekstrom participa da prova para ganhar quilometragem num equipamento próximo ao que terá em 2022. O bicampeão do DTM se juntará a Carlos Sainz e Stephane Peterhansel na nova equipe da Audi, com buggys de propulsão híbrida (motores elétricos recarregados por uma unidade a combustão). O fato de usar o modelo de uma marca concorrente (Mini/BMW) se explica – os times das duas (X-Raid e Q Motorsport) são comandados por Sven Quandt. E as cores da Red Bull antecipam que a casa dos quatro aneis terá patrocínio do energético.

Com o terceiro lugar na etapa, Mathieu Serradori (+ 4min21) manteve a liderança na geral, confortáveis 6min46 à frente do argentino Lucho Alvarez (Toyota Hilux V8 Overdrive).

Na categoria T4 (UTVs derivados de série), Austin Jones e o catarinense Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick X3/Monster Energy Can-Am) foram superados por 1min07 pelos italianos Eugenio Amos/Paolo Ceci (Can-Am Maverick X3/South Racing). Seguem, no entanto, com a ponta na classificação acumulada. Entre os T3 (UTVs protótipos), vitória dos belgas Guillaume de Mevius/Tom Colsoul (Overdrive OT3). Sua companheira no Red Bull Junior Team Cristina Gutierrez comanda na geral.

Motos

Entre as motos, disputa equilibrada pela ponta. O mais rápido da quinta-feira foi o norte-americano Skyler Howes, agora piloto oficial da Husqvarna (foi quinto no Dakar 2021 com uma KTM privada). Ele superou por 1min10 o austríaco Matthias Walkner (KTM), que tomou a liderança na geral. Tem vantagem de 22s para Ross Branch (vencedor da primeira etapa e quarto na segunda). Howes aparece em terceiro, a 59s.

Nesta sexta-feira a caravana encara o estágio mais longo do Rally do Cazaquistão: 331,83km entre Kenderly e Senek.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais