Rally do Ártico: Esa Ruotsalainen, finlandês que correu no Brasil, vence novamente na RC2N
Depois de uma espetacular vitória na edição de 2018, quando estreou na segunda mais importante categoria de seu país, a SM2 (correspondente à RC2N), o piloto finlandês Esa Ruotsalainen, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, venceu novamente em sua categoria neste fim de semana (26 e 27/01) a tradicional etapa de abertura do campeonato nacional de
rally de seu país. O legendário Arctic Lapland Rally, a competição automobilística disputada no mais extremo norte em todo o planeta, nas imediações de Rovaniemi, capital da Lapônia, região ártica da Finlândia.
Levando-se em conta os resultados obtidos na classificação geral nas duas últimas edições do evento, a vitória obtida este ano pela dupla Esa Ruotsalainen/Hannu Lamminen foi ainda mais categórica e relevante que a do ano passado, já que na edição anterior eles obtiveram o décimo lugar, enquanto este ano entre as 108 duplas inscritas eles conquistaram a oitava
posição geral, à frente de mais de uma dezena de carros R5 da categoria maior SM1 (correspondente à RC2) e somente três posições atrás da estrela da Fórmula 1, Valtteri Bottas, que competiu ao volante de um Ford Fiesta WRC, muito mais potente e sofisticado que os carros das demais categorias.
Na classificação geral da prova, o jovem e promissor Emil Lindholm, filho do veterano piloto Sebastian Lindholm, ex-companheiro de equipe de Marcus Gronholm na equipe Peugeot, foi o grande vencedor ao volante de um novíssimo Volkswagen Polo R5 da categoria SM1, enquanto na categoria SM2 os maiores adversários de Ruotsalainen/Lamminen foram Ville
Hautamäki/Mika Juntunen, a bordo de um Subaru Impreza WRX STI, com uma diferença de 1min18 segundos.

Vale a pena lembrar que Esa já esteve no Brasil, competindo no Rally Internacional de Erechim em 2014, ano em que a prova contou com a presença de dirigentes internacionais da FIA, já que na época o Brasil estava tentando obter uma vaga no calendário do Campeonato
Mundial de Rally WRC. Na oportunidade, ele correu navegado em inglês pelo paranaense Thiago Osternack, ao volante de um Peugeot 207 RC4 da equipe ACRT, chefiada então pelo saudoso Ricardo Costa, o inesquecível Costinha, obtendo um excelente segundo lugar na etapa válida pelo Campeonato Gaúcho, encerrada no sábado, já que no domingo foi obrigado a abandonar a etapa válida pelos Campeonatos Sul Americano e Brasileiro, com um pneu dianteiro furado em meio a um lamaçal.
José Carlos Vieira Santos, especial para o Racemotor