Rally do Cazaquistão começa com vitórias de Serradori e Branch
Segunda parada para o Mundial de Rally Cross-Country FIM (motos/quads) e a Copa do Mundo FIA (carros/UTVs). Depois do Rally Andaluzia, o palco é a Ásia Central, em mais uma edição do Rally do Cazaquistão. Os competidores têm pela frente as regiões de estepes próximas ao Mar Cáspio, lago de água salgada, em cinco estágios cronometrados. O primeiro nesta quarta-feira (9), com 280 quilômetros, a partir de Senek, até as proximidades de Aktau, onde está a base da prova.
Nas motos, a Honda, vencedora na Andaluzia com Joan Barreda, preferiu não participar. Yamaha, Husqvarna, Hero, GasGas (com o estreante Daniel Sanders) e KTM estão representadas com os times oficiais. A marca austríaca não conta com Toby Price e o novo contratado Kevin Benavides, que se recuperam de contusões. Nesta primeira etapa, três marcas diferentes ocuparam as três primeiras posições. Vitória de estágio para Ross Branch, do Zimbábue (Yamaha), 2min08 à frente de Matthias Walkner (KTM), com Skyler Howes (Husqvarna) a seguir.
Carros
Sobre quatro rodas, Nasser Al-Attiyah, que estava pré-inscrito, preferiu não competir, para se concentrar na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio (tiro esportivo). O que abriu a disputa pela vitória geral. No primeiro dia, domínio do Buggy SRT de Mathieu Serradori, agora com novo navegador (Loic Minaudier). Fabien Lurquin deixou o banco da direita da máquina sul-africana para se juntar a Sebastien Loeb na BRX.
Na segunda posição, a 1min55, o argentino Lucho Alvarez, com uma Toyota Hilux Overdrive. Outra picape japonesa ficou com o terceiro lugar: a do francês Ronan Chabot. A X-Raid inscreveu Mattias Ekstrom em um de seus Mini John Cooper Works Buggy já como preparação para a participação no Dakar 2022 com a Audi. Outro é comandado pelo argentino Sebastian Halpern.
UTVs
A representação brasileira na prova está mais uma vez nos UTVs. Gustavo Gugelmin navega para o norte-americano Austin Jones no Can-Am Maverick X3 da Monster Energy Can-Am. A dupla venceu na Andaluzia e começou o Rally do Cazaquistão à frente na categoria T4. Na T3 (UTVs protótipos), vitória da espanhola Cristina Gutierrez, com o Overdrive OT3 do Red Bull Junior Team.
Nesta quinta-feira a caravana encara um estágio de 279km cronometrados entre Aktau e Kenderly.

Siga o Racemotor no: