Rally do Jalapão marca a volta do Brasileiro Cross-Country
O Brasileiro de Rally Cross-Country (CBA/CBM) está de volta a partir desta quinta-feira (27), com a sexta edição do Rally do Jalapão. Diante das limitações e obstáculos criados pela pandemia de Covid-19, a organização optou por mudar o roteiro e concentrá-lo em fazendas da Bahia, de modo a evitar a passagem por regiões povoadas. Desafio, no entanto, não vai faltar para os 117 inscritos, entre carros, motos, UTVs e quadriciclos.
Como nas edições anteriores, a cidade de Luiz Eduardo Magalhães será o centro da prova. Que, até mesmo pela distância total (cerca de 1.200 quilômetros em três dias), se transforma num grande teste para o Sertões – a disputa integrava inclusive o calendário do Sertões Series, mas a Dunas preferiu manter apenas seu evento principal.
Em todas as categorias, a disputa promete ser equilibrada. Nas motos, o francês Adrien Metge, 12º no último Dakar, está de volta, com a Yamaha WR450FX do IMS Rally Team. Tem, como companheiros de time, Ricardo Martins e Túlio Malta. Força total no Honda Rally Team, com o bicampeão do Sertões Tunico Maciel; Gregório Caselani, Jean Azevedo e Júlio Zavatti. Outro destaque é o campeão brasileiro de Baja 2019, o mineiro Bruno Ayrton Leles (Yamaha).
Nos carros, mais uma vez o duelo entre as Ford Ranger V8 T1 FIA e os buggys Giaffone V8 promete dar o tom. Lucas Moraes (vencedor do Sertões 2019); Cristian Baumgart, Fernando Rosset e Henrique Gutierrez aceleram as picapes. Já Zé Hélio, Júlio Capua, Luiz Nacif, Carlos Ambrósio e Marcelo Gastaldi comandam os 4×2 desenvolvidos pela Giaffone Racing.
UTVs
Os UTVs são novamente maioria na prova, com 52 inscritos. Na lista, os atuais campeões mundiais FIA Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin; e outros três integrantes da ‘Família da poeira’ (Bruno, Gabriel e Rodrigo Varela). Assim como o vencedor do último Sertões, Deni do Nascimento; Edu Piano, Cristiano Batista e Denísio Casarini Filho.
Rally do Jalapão
Brasileiro de Rally Cross-Country CBA/CBM
Siga o Racemotor no: