Jenson Button é campeão do Super GT japonês

Dois anos depois de deixar o Mundial de Fórmula 1 e nove anos depois do inesquecível título com a Brawn, Jenson Button garantiu mais um troféu de campeão para a galeria. Em sua primeira temporada completa no Super GT japonês, o piloto de Frome e seu parceiro Naoki Yamamoto (vencedor da Super Formula) levaram o Honda NSX do time Raybrig Kunimitsu a se tornar o primeiro modelo com motor traseiro a dominar a categoria GT500 nas regras atuais, dando fim à hegemonia dos Lexus LC500 e dos Nissan GT-R. Melhor ainda, a conquista veio em Motegi, pista da Honda.

Button e Yamamoto largaram em terceiro e precisavam chegar à frente do LC500 de Ryo Hirakawa/Nick Cassidy (Team Tom’s) para garantir a taça. Se havia a perspectiva de jogo de equipe entre os times das respectivas montadoras para favorecer os candidatos ao título, o Honda NSX do Team Arta que partiu da pole com Tomoki Nojiri/Takuya Izawa se viu perseguido pelo Lexus do Team Zent (Hiroaki Ishiura/Yuji Tachikawa), o que impediu qualquer troca de posições. A dupla do Honda #100 conseguiu manter uma vantagem segura sobre os diretos rivais, cruzando a linha em terceiro, pouco menos de dois segundos à frente do Lexus #1. Num ano difícil para os Nissan, o paulista João Paulo de Oliveira recebeu a bandeirada em décimo com o GT-R do time Forum Advan, em dupla com Mitsunori Takaboshi.

“Naoki já havia sido campeão esse ano, mas para mim é o primeiro título desde 2009, o que me deixa muito feliz. Foi uma corrida intensa, já que tínhamos de manter nossa posição e não podíamos errar. Melhor ainda, é a primeira conquista do nosso chefe de equipe Kunimitsu Takahashi, que por tantos anos lutou por esse resultado”, destacou Button, que esse ano ainda disputa o Mundial de Endurance com o protótipo BR1 LMP1 da equipe SMP Racing.

Os carros da GT500 se baseiam no mesmo chassi usado pelas máquinas do DTM, com as formas e a aerodinâmica dos esportivos das fábricas japonesas, empurrados por motores 2.0 turbo com cerca de 500cv de potência.

 

 

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais