Tanak e Hyundai comandam no primeiro dia do Arctic Rally

Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 WRC/HWRT) são os líderes do Arctic Rally Finland após os dois estágios cronometrados da sexta-feira. A marca sul-coreana, aliás, também aparece em segundo com Craig Breen/Paul Nagle, a 16s2 dos campeões mundiais de 2019. O primeiro dia da segunda etapa do Mundial de Rally (WRC) 2021 não foi bom para os atuais campeões Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC/Gazoo Racing).

Primeiros a largar, acabaram ‘varrendo’ as especiais e tornando-as mais rápidas para quem vinha em seguida. Com isso, estão a 49s8 de Tanak, na nona posição. Um dos fortes candidatos à vitória, Kalle Rovanpera ((Toyota Yaris WRC/Gazoo Racing) foi o terceiro mais rápido do dia e reclamou do acerto do carro, que destruiu os pregos de metal dos pneus. A segunda especial foi disputada à noite, com trechos em que os WRC superaram os 200km/h.

Entre os destaques, o japonês Takamoto Katsuta, com o quarto Toyota oficial – aparece à frente de Ogier, em sétimo, mesmo com um furo de pneu no fim da SS2. Bom começo de prova também para Oliver Solberg, que faz sua estreia com um carro da categoria RC1 (WRC). “Errei uma curva na SS1 e perdi uns 10s para voltar à estrada, mas estou aqui para aprender”, comentou o filho de Petter. Que conta com um novo navegador de última hora: Seb Marshall. Seu parceiro habitual Aaron Johnson apresentou resultado inconclusivo para um teste de Covid-19.

Ex-piloto oficial Ford e Citroën, Esapekka Lappi, que corre em casa, lidera entre os R5, com um VW Polo GTI. Bom desempenho para o paraguaio Fabricio Zaldivar, com um Skoda Fabia Evo – navegado pelo experiente espanhol Carlos del Barrio, é o nono da WRC3.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais