Loeb, Gutierrez e a X44 conquistam título da Extreme E no Uruguai

Poderia ser a F-1, mas era a Extreme E. Depois de uma primeira temporada com o título do time de Nico Rosberg, foi a vez de a equipe de Lewis Hamilton comemorar. De forma dramática, Sebastien Loeb, Cristina Gutierrez e a X44 Vida Carbon se sagraram campeões da série off-road com os buggies elétricos Odyssey 21. Numa final marcada por punições de que nem eles escaparam, o francês nove vezes campeão do WRC e a espanhola garantiram a pontuação necessária graças ao terceiro lugar no Energy X Prix, em Punta del Este (Uruguai).

Loeb e Cristina precisaram passar pela corrida de repescagem (Crazy Race) para chegar à final, depois dos problemas enfrentados no sábado. Ainda tiveram de cumprir um time penalty de cinco segundos na troca de pilotos – manutenção do carro feita após o primeiro qualificatório. Consequência da capotagem da espanhola.

A situação começou a melhorar com a desclassificação dos então líderes do campeonato Johan Kristofferson e Mikaela Ahlin-Kottulinsky (RXR Rosberg) da Crazy Race, por irregularidade na troca entre eles. Ainda era necessário pontuar bem na corrida decisiva e torcer para que ninguém fosse mais rápido que Loeb no Continental Traction Challenge – um trecho do circuito de 3 quilômetros que oferecia cinco pontos extras.

Angústia

Loeb largou na frente, mas foi superado por Nasser Al-Attiyah (ABT Cupra XE) e por Tanner Foust (Neom McLaren). Sem um bom rendimento, o multicampeão francês não conseguiu evitar também a ultrapassagem de Timmy Hansen (Genesys Andretti United).

Após a troca, Gutierrez precisava superar o buggy da Andretti (agora com Catie Munnings). Para piorar, foi penalizada com cinco segundos por um toque em Molly Taylor (Veloce). Mas a Andretti também foi punida, com sete segundos (excesso de velocidade na zona neutralizada de troca). Bastou acompanhar os rivais de bem perto para assegurar a P.3 e o título. A X44 somou dois pontos a mais que a RXR (86 a 84). Também fora da final, a Acciona (Carlos Sainz / Laia Sanz) ficou com o terceiro lugar do campeonato.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais