Cascavel de Ouro 2022 é de Fabrício Lançoni

O paranaense Fabrício Lançoni fez história neste domingo no Autódromo Internacional Zilmar Beux ao conquistar a 36ª edição da Cascavel de Ouro. Com o VW Gol #54 da Abreu Motorsport, o piloto de Curitiba garantiu a vitória de forma dramática, na última volta da quarta corrida. Neste ano, a tradicional prova foi disputada como a penúltima etapa da Gold Turismo, campeonato criado para os carros de Marcas 1.6 fabricados até 2017. E estreou o recapeamento feito nos 3,1km do traçado.

Lançoni ficou com a quarta posição no treino classificatório em que Wellington Cirino (Renault Clio #46/Ferrari Motorsport) foi o mais rápido, mas acabou desclassificado por cruzar a linha branca na entrada dos boxes. Rafael Barranco (VW Gol #9/Stumpf) herdou então a primeira posição no grid na prova inicial.

Barranco foi o primeiro líder, mas acabou superado por Cesinha Bonilha (VW Gol #113/Cesinha). Os dois enfrentaram problemas mecânicos e abandonaram, abrindo caminho para a briga entre Gustavo Magnabosco (Ford Fiesta #21/Seidel) e Lançoni. Que se aproveitou de um erro do adversário para tomar a ponta e vencer, seguido por Rafa Possenti (VW Gol #212/Roger Preparações) e por Magnabosco.

Desclassificação

Inversão de nove posições para o grid da corrida 2 e o VW Gol #84 de Cido Morais e Ruslan Carta (com o primeiro ao volante) puxou a fila. Com a neutralização por bandeira amarela e o regime de safety car na terceira volta, Morais tirou o pé, mas acabou tocado por Guilherme Sirtoli (Ford Ka #433/Alpi) e foi parar no guard-rail. A manobra levou à desclassificação de Sirtoli.

Eduardo Berlanda (VW Gol #17/Pein) relargou na frente e precisou de apenas duas voltas em bandeira verde para garantir a vitória. Na sétima passagem, Thiago Guinzelli (VW Gol #18/Porthack Suspension) foi tocado na entrada da Reta dos Boxes por Vítor Simonatto (Ford Ka #55/Stumpf), ficou atravessado na pista e acabou acertado em cheio por Aloisio Ludwig (VW Gol #7/STR). O resgate mais demorado fez o pelotão receber a bandeirada ainda sob amarela. Magnabosco desta vez foi segundo e Lançoni terceiro.

Nova inversão de nove posições, com Adriano Martins (VW Gol #899/AVM) em primeiro no grid. Logo Felipe Lobo (Ford Ka #111/MD7); Lançoni e Possenti iniciaram uma boa briga. Mesmo com uma entrada rápida do safety car, Lobo conseguiu abrir boa vantagem para vencer a terceira corrida, à frente de Possenti, Juninho Berlanda (que substituiu o irmão no #17), Barranco e Lançoni.

Incerteza

Os irmãos Berlanda chegaram à última corrida dois pontos à frente de Lançoni, com Possenti e Lobo/Fausto de Lucca também na briga. Em mais uma inversão dos nove primeiros da prova anterior, Gefferson de Lima (VW Gol #132) largou na frente e comandou boa parte da prova. Juninho Berlanda procurava marcar Lançoni, comboiando o rival.

Lançoni conseguiu ficar em vantagem ao tomar o segundo lugar de João Bortoluzzi (VW Gol #19/MIG). E partiu ao encalço de Gefferson. A briga esquentou nas últimas voltas e, depois que o #132 escapou e foi na terra na Reta dos Boxes, Berlanda tentou saltar do quarto lugar para a ponta com um ataque por dentro. Que poderia ter dado certo, se ele não encontrasse Gefferson fechando a trajetória na freada. O toque tirou os dois e Felipe Lobo da disputa. E trouxe o safety car de volta à pista.

Possenti herdou a liderança com Lançoni em segundo. Se terminasse assim, o piloto do #212 levaria a melhor pelo critério de desempate (justamente o resultado na quarta corrida). Mas ainda houve tempo para a relargada e, nela, Lançoni atacou na Curva 1 para assumir a ponta, vencer sua segunda no dia e comemorar a conquista da Cascavel de Ouro. Somou 249 pontos, dois a mais que Possenti.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais