Nascar Cup prevê provas com pista molhada nos ovais curtos em 2023

A Nascar resolveu levar adiante os planos de iniciar (ou reiniciar) corridas com o asfalto molhado nos ovais mais curtos (uma milha / 1.609m ou menos). Conforme revelou o jornalista Bob Pockrass no Twitter, em seis deles na temporada 2023 os times vão instalar um ‘kit tempo chuvoso’, com limpador de parabrisa e luz de freio extra, semelhante ao usado nos mistos. Além disso, a Goodyear fornecerá compostos especiais para esta condição.

Trata-se de pneus derivados dos que foram testados em março de 2021 em Martinsville por Kyle Larson e Chris Buescher. Na ocasião, o traçado de meia milha (840m) foi molhado artificialmente para avaliar as condições de aderência e os possíveis riscos. Os resultados agradaram aos pilotos e à categoria.

A ideia da Nascar não é correr sob tempestades ou com o piso encharcado – o que ela chama, no jargão, de ‘perder a pista’, exigindo espera e trabalho intenso dos equipamentos de secagem. Os carros andariam sob chuvisco ou com asfalto apenas úmido, inclusive por conta do risco do spray jogado por quem vai à frente. Dover e Bristol ficam de fora, já que ambas têm piso de concreto, de drenagem mais complicada.

O kit de chuva estará à disposição já no Busch Clash, no Coliseu de Los Angeles (5 de fevereiro). Também será montado nos carros em Martinsville, Richmond, New Hampshire, Phoenix (a princípio inclusive na final) e no All-Star, que traz de volta North Wilkesboro (Carolina do Norte) ao calendário, em 21 de maio.

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