No Texas, Indy encara primeiro oval do ano

A Fórmula Indy encara neste fim de semana o primeiro dos quatro ovais do calendário. Com uma milha e meia (2,4km), o Texas Motor Speedway tradicionalmente proporcionou provas equilibradas e disputas a milímetros de distância em velocidades que superam as 220 milhas horárias, algo em torno de 354 km/h. Nos últimos anos, no entanto, o PJ1, resina colocada em parte da trajetória para aumentar a aderência dos carros da Nascar espremeu a faixa em que os carros da Indy aceleram e diminuiu as ultrapassagens.

A categoria repete a estratégia adotada em 2022, com um treino (e pneus extras) para que os carros emborrachem essa parte próxima ao muro externo, especialmente na Curva 1. A corrida noturna deu lugar à prova sob a luz do sol (13h15 de domingo) e uma novidade está reservada para o Victory Lane. Em busca de uma imagem mais amigável para o público, o vencedor não dará tiros para o ar com uma arma de festim.

Na linha

A prova do ano passado é lembrada pela manobra certeira de Josef Newgarden (Dallara Chevrolet #2 / Penske) para cima do companheiro Scott McLaughlin (#3) nos últimos metros, com apenas 0s07 separando a dupla na linha de chegada. Desta vez serão 28 carros em ação, o maior grid no Texas desde 2011. E vários vencedores entre eles, a começar por Scott Dixon (Dallara Honda #9 / Ganassi), que levou a corrida cinco vezes. Hélio Castroneves (Dallara Honda #06 / Meyer Shank) soma quatro triunfos e busca um bom resultado após ser envolvido no acidente dos primeiros metros do GP de Saint Petersburg.

Ed Carpenter (que também venceu, em 2014), alinha com o terceiro Dallara Chevrolet de sua equipe (#33). Os três rookies da temporada – o argentino Agustin Canapino (Dallara Chevrolet #78 / Juncos Hollinger); Benjamin Pedersen (Dallara Chevrolet #55 / Foyt) e Sting Ray Robb (Dallara Honda #51 / Dale Coyne w / RWR) testaram na pista após a primeira etapa para passar pelo programa de orientação.

O treino classificatório para a PPG 375 acontece às 13h15 (de Brasília) deste sábado. A corrida do domingo terá 250 voltas.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais