Com polêmica, Derani conquista título da IMSA. Castroneves vence a Petit Le Mans

Segundo título da IMSA Weathertech (e o primeiro da era híbrida da categoria principal) para Pipo Derani. O paulista e o britânico Alexander Sims asseguraram a conquista do campeonato na GTP ao terminar em sexto a Petit Le Mans, em Road Atlanta, com o Cadillac V-Series.R #31 da Whelen / Action Express. A vitória ficou com o trio de outro brasileiro: Hélio Castroneves, ao lado de Tom Blomqvist e Colin Braun, no Acura ARX-06 LMDh #60 da Meyer Shank Racing, que se despede da IMSA com a promessa de retornar em 2025.

A 26ª edição da clássica da endurance criada por Don Panoz foi bastante movimentada e acidentada. Ainda na primeira hora, um incidente iniciado pelo Oreca Gibson #20 (High Class) tirou da briga pelo campeonato o Porsche 963 LMDh #6 da Porsche Penske Motorsport (Nick Tandy / Laurens Vanthoor / Mathieu Jaminet).

Com um grid de 53 carros, as bandeiras amarelas e incidentes se sucederam. Em um deles, Derani, na saída dos pits (com a entrada na pista ainda proibida) foi acertado pelo BMW M Hybrid V8 #25 (Connor De Phillippi), teve a traseira do #31 danificada e precisou retornar para a troca da parte comprometida.

As mudanças na liderança se sucediam e as distâncias entre os primeiros se mantinham pequenas. A definição do campeonato aconteceu no fim da oitava hora. Derani e Filipe Albuquerque (Acura ARX-06 #10 / Wayne Taylor with Andretti) fizeram a Curva 1 juntos – o português tentava ultrapassar por fora –; o Cadillac tocou o Acura e Albuquerque bateu forte na barreira de pneus. Os então vice-líderes abandonaram a prova e deram adeus a qualquer chance de título.

Colin Braun levou a melhor sobre Renger van der Zande (no Cadillac #01 da Ganassi), tomou a ponta e a chance de resposta foi frustrada pela escapada de pista do Oreca Gibson #18, que fez a corrida terminar em bandeira amarela. No Porsche 963 #7, Felipe Nasr, com Matt Campbell e Josef Newgarden, recebeu a quadriculada em quarto. Augusto Farfus, no BMW #24, foi o oitavo, ao lado de Phillip Eng e Marco Wittmann.

Derani, Sims e Jack Aitken, que reforçou o #31 nas corridas longas, levaram ainda o troféu da Michelin Endurance Cup.

LMP2 e P3

Na LMP2, vitória do Oreca Gibson #04 (Crowdstrike Racing with APR), com George Kurtz, Ben Hanley e Nolan Siegel. O título ficou com Ben Keating e Paul-Loup Chatin (PR1 Mathiasen). Já na LMP3, que fez sua última prova na Weathertech Series, o Ligier JS P320 de Felipe Fraga, Gar Robinson e Josh Burdon liderava a 20 minutos do fim. O brasileiro foi tocado por Garrett Grist (Ligier #30), teve um pneu traseiro furado e caiu para terceiro da categoria. Robinson confirmou a conquista do campeonato completo – Fraga não fez todas as etapas, por conflito de datas com a Stock Car. Ele e os companheiros garantiram mais um título na Endurance Cup, com os mesmos 42 pontos de Dakota Dickerson (#30) – levaram a melhor nos critérios de desempate.

GTD Pro e GTD

Na GTD Pro, Ben Barnicoat e Jack Hawksworth (Lexus RC-F GT3 / Vasser Sullivan) garantiram o título com os pontos por terem largado. O que foi fundamental, já que o carro da dupla, reforçada por Kyle Kirkwood, se envolveu em um incidente nas primeiras horas e abandonou. A vitória na categoria ficou com o Mercedes AMG GT3 #59 da WeatherTech Racing, com Jules Gounon, Maro Engel e Daniel Juncadella. Daniel Serra foi o terceiro na Ferrari 296 GT3 #62 da Risi que dividiu com Alessandro Pierguidi e Davide Rigon.

A BMW M4 GT3 #1 da Paul Miller Racing já largou com o campeonato assegurado. O trio abandonou após ser tocado pelo Acura #60 vencedor na geral. Vitória na Petit Le Mans para o Lamborghini Huracán GT3 Evo #78 da Forte Racing (Goikhberg/Spinelli/Liddy).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais