Kalle Rovanpera lidera Rally da Europa Central após segundo dia

A penúltima etapa do Mundial de Rally (WRC) 2023 traz um desafio inédito para duplas e equipes. O Rally da Europa Central, em piso de asfalto, atravessa três países vizinhos: República Checa, Áustria e Alemanha, com características diferentes nos estágios de cada um deles.

Depois das duas primeiras especiais a partir de Praga, na véspera, a sexta-feira prosseguiu em território checo com mais oito estágios, por estradas estreitas, rápidas e que se tornaram escorregadias com a chuva e, após a passagem dos primeiros carros, a lama. Normalmente prejudicados por serem os primeiros a largar, como líderes do campeonato, Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing) desta vez foram beneficiados na primeira passagem pelas SS Vlachovo Brezi, Zvotoky e Sumavske Hostice.

Foi o suficiente para já abrir uma vantagem confortável em relação aos perseguidores. Na segunda passagem, em condições mais complicadas de aderência, o piloto finlandês voltou a fazer a diferença para fechar o dia confortáveis 36s4 à frente de Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Hybrid / HWRT).

Forte candidato à vitória, Sebastien Ogier, ao lado do navegador Vincent Landais (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing) acabou danificando uma roda na SS3 após bater em uma pedra escondida pela lama. O que jogou a dupla para a sexta posição, já a 2min35 dos companheiros de equipe e líderes.

Pelo segundo rally consecutivo Esapekka Lappi destroçou seu Hyundai i20 N Hybrid oficial na SS5. No WRC2 (carros Rally 2), liderança provisória de Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Hyundai i20 Rally2).

Áustria e Alemanha

No sábado pilotos e navegadores atravessam a fronteira para três especiais, duas delas na Áustria e uma na Alemanha, que serão percorridas duas vezes cada. Rovanpera e Halttunen podem confirmar na prova o bicampeonato mundial antecipado, de acordo com o resultado dos colegas de time Elfyn Evans / Scott Martin.

Rally da Europa Central

Mundial de Rally (WRC): 12ª etapa

Classificação após a SS8

1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 1h13m05.1s
2 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +36.4s
3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +47.2s
4 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +1m30.4s
5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m26.8s
6 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m35.9s
7 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +2m39.1s
8 Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 HYBRID) +2m59.1s
9 Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Hyundai i20 Rally2) +5m36.3s
10 Erik Cais/Daniel Trunkát (Škoda Fabia RS Rally2) +5m51.2s

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais