Lancia revela primeira máquina para seu retorno ao rally

Uma das marcas mais vitoriosas e lendárias do rally mundial está de volta à modalidade. Parte da aliança Stellantis, a Lancia revelou as primeiras imagens do primeiro modelo desta nova fase. A marca italiana aposta inicialmente em uma versão Rally 4 (4×2) do novo Ypsilon HF. A versão de competição do hatch compacto traz de volta a sigla, usada em máquinas lendárias como o Fulvia, o Stratos e o Delta, acompanhada do inconfundível elefantinho vermelho.

Em tempos de sinergia entre as marcas, o Ypsilon Rally 4 HF traz motor e transmissão do Peugeot 208 da mesma categoria: o três cilindros 1.2 turbo de 212cv, acoplado ao câmbio de cinco marchas. A plataforma é a mesma usada pelo 208, pelo Citroën C3 e pelo novo Opel Corsa (que também tem uma configuração Rally 4). O que facilitou o desenvolvimento por um departamento de competições remontado, após a pausa de mais de três décadas.

A tradição da Lancia não poderia ficar de fora. O Ypsilon de rally foi mostrado com uma combinação de cores que reproduz as da Martini, por tantos anos presente na carroceria dos Delta 4×4 oficiais. Junto à logo da marca estão os títulos de Construtores do Mundial (hoje WRC), conquistados graças a nomes como Markku Alen, Sandro Munari, Juha Kankkunen, Miki Biasion, Didier Auriol e Carlos Sainz.

Delta

O comando da Stellantis não esconde a intenção de voltar à categoria principal, com uma máquina de tração integral (provavelmente baseada no novo Delta). O que dependerá em boa parte do regulamento definitivo para a nova geração da Rally 1, que deve perder o sistema híbrido e se tornar menos extrema para reduzir custos. O Ypsilon Rally 4 HF é um primeiro passo para que isso aconteça. Sua estreia em competição está prevista para 2025 – a versão HF de rua será vendida na Europa a partir de maio do ano que vem.

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