Supresa no treino de qualificação para as 24h de Le Mans, quarta etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC). Se a expectativa era pelo domínio de Ferrari, Toyota ou Porsche, a melhor marca entre os hypercars ficou com um estreante. O BMW M V8 Hybrid LMDh #15, de Raffaele Marciello / Marco Wittmann / Dries Vanthoor registrou 3min24s465. Nesta quinta-feira (13) os oito mais rápidos de cada categoria voltam ao Circuito da Sarthe para a Hyperpole.
O protótipo alemão superou o Cadillac V-Series R #3 da Ganassi (Sebastien Bourdais / Renger van der Zande / Scott Dixon) por 0s177. O outro carro do time, o #2, com Alex Palou no trio de pilotos, também lutará pela pole. Mesmo caso das duas Ferrari 499 P oficiais, e de dois Porsche 963 LMDh: o #6, da Porsche Penske Motorsport, e o #12, da JOTA.
Alpine
Outro resultado surpreendente é o da Alpine, com seu A424 LMDh, mais um modelo estreante. O #35, de Paul-Loup Chatin / Charles Milesi / Ferdinand Habsburg ficou com o quarto tempo. O #36, com Mick Schumacher, foi o nono, posição em que largará no sábado. O Toyota GR010 Hybrid #7 perdeu seus tempos de volta depois que Kamui Kobayashi saiu da pista e provocou uma bandeira vermelha. Será o último dos 22 hypercars no grid. O #8 foi apenas o 11º.
Os brasileiros da categoria já têm posições de largada definidas. O Cadillac V-Series R #311 (Whelen / Action Express) de Pipo Derani e Felipe Drugovich partirá da P.18. Uma posição à frente do Porsche 963 LMDh #4 (Porsche Penske Motorsport), de Felipe Nasr. O melhor Lamborghini SC63 LMDh, o #63, foi 13º. Duas posições à frente do primeiro Peugeot 9X8, o #93. A nova configuração do protótipo francês, com a asa traseira, não trouxe o ganho de desempenho esperado em Le Mans. O Isotta Fraschini Tipo 6C Competizione, como esperado, ficou com a pior marca na LMH.
LMP2
Destaque na European Le Mans Series (ELMS), o Oreca Gibson #37 da Cool Racing dominou a sessão qualificatória na LMP2. Os dois Oreca da United Autosports, de Zak Brown, também estão na Hyperpole.
LMGT3
Os estreantes dominaram a classificação também na LMGT3, que pela primeira vez chega às 24h de Le Mans. Lançado este ano, o Ford Mustang GT3 mostrou força. Ben Barker, no #77 da Proton Competition, marcou 3min55s263, liderando a lista dos carros que estarão na Hyperpole.
Classificado por Gregoire Saucy, o McLaren 720S GT3 #59 da United Autosports que tem Nicolas Costa no trio foi o 11º da categoria (49ª posição geral). Augusto Farfus colocou o BMW M4 GT3 #31 da WRT em 15º (53º na soma das classes). A Ferrari 296 GT3 #86 de Daniel Serra não registrou tempo na qualificação e será 62ª e última do grid.
![](https://racemotor.com.br/wp-content/uploads/2024/06/03_Classification_Qualifying-Pra.webp)
Siga o Racemotor no: