BMW domina qualificação para as 24h de Le Mans. Brasileiros fora da Hyperpole

Supresa no treino de qualificação para as 24h de Le Mans, quarta etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC). Se a expectativa era pelo domínio de Ferrari, Toyota ou Porsche, a melhor marca entre os hypercars ficou com um estreante. O BMW M V8 Hybrid LMDh #15, de Raffaele Marciello / Marco Wittmann / Dries Vanthoor registrou 3min24s465. Nesta quinta-feira (13) os oito mais rápidos de cada categoria voltam ao Circuito da Sarthe para a Hyperpole.

O protótipo alemão superou o Cadillac V-Series R #3 da Ganassi (Sebastien Bourdais / Renger van der Zande / Scott Dixon) por 0s177. O outro carro do time, o #2, com Alex Palou no trio de pilotos, também lutará pela pole. Mesmo caso das duas Ferrari 499 P oficiais, e de dois Porsche 963 LMDh: o #6, da Porsche Penske Motorsport, e o #12, da JOTA.

Alpine

Outro resultado surpreendente é o da Alpine, com seu A424 LMDh, mais um modelo estreante. O #35, de Paul-Loup Chatin / Charles Milesi / Ferdinand Habsburg ficou com o quarto tempo. O #36, com Mick Schumacher, foi o nono, posição em que largará no sábado. O Toyota GR010 Hybrid #7 perdeu seus tempos de volta depois que Kamui Kobayashi saiu da pista e provocou uma bandeira vermelha. Será o último dos 22 hypercars no grid. O #8 foi apenas o 11º.

Os brasileiros da categoria já têm posições de largada definidas. O Cadillac V-Series R #311 (Whelen / Action Express) de Pipo Derani e Felipe Drugovich partirá da P.18. Uma posição à frente do Porsche 963 LMDh #4 (Porsche Penske Motorsport), de Felipe Nasr. O melhor Lamborghini SC63 LMDh, o #63, foi 13º. Duas posições à frente do primeiro Peugeot 9X8, o #93. A nova configuração do protótipo francês, com a asa traseira, não trouxe o ganho de desempenho esperado em Le Mans. O Isotta Fraschini Tipo 6C Competizione, como esperado, ficou com a pior marca na LMH.

LMP2

Destaque na European Le Mans Series (ELMS), o Oreca Gibson #37 da Cool Racing dominou a sessão qualificatória na LMP2. Os dois Oreca da United Autosports, de Zak Brown, também estão na Hyperpole.

LMGT3

Os estreantes dominaram a classificação também na LMGT3, que pela primeira vez chega às 24h de Le Mans. Lançado este ano, o Ford Mustang GT3 mostrou força. Ben Barker, no #77 da Proton Competition, marcou 3min55s263, liderando a lista dos carros que estarão na Hyperpole.

Classificado por Gregoire Saucy, o McLaren 720S GT3 #59 da United Autosports que tem Nicolas Costa no trio foi o 11º da categoria (49ª posição geral). Augusto Farfus colocou o BMW M4 GT3 #31 da WRT em 15º (53º na soma das classes). A Ferrari 296 GT3 #86 de Daniel Serra não registrou tempo na qualificação e será 62ª e última do grid.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais