24h Daytona: Cadillac #10 lidera após sexta hora. Acura de Helinho atrasado
Tempo bom, sem previsão de chuva, e apenas uma bandeira amarela (provocada pelo toque entre o Aston Martin #23 e a Lamborghini #47 na entrada dos boxes). As primeiras seis horas da Rolex 24 (24h de Daytona) foram marcadas pelo ritmo alucinante, sem a ajuda das neutralizações para os pitstops. E por um incidente que tirou da briga pela vitória o protótipo Acura ARX DPi #7 (Penske) de Hélio Castroneves/Alexander Rossi/Ricky Taylor).
O brasileiro estava ao volante no fim da tarde quando acabou atingido pelo Mazda RT24-P #55, comandado por Harry Tincknell. O inglês se precipitou ao tentar ultrapassar no S doBus Stop e mandou o carro da Penske para a barreira de pneus (foi punido com um drive through). Com 39 minutos nos boxes para os reparos e 22 voltas de desvantagem, o Acura voltou à pista em último.
Na ponta, as primeiras horas foram do Mazda #77, pole com Oliver Jarvis, seguido pelo Acura #6 (Juan-Pablo Montoya) e o Cadillac DPi V.R #31, de Felipe Nasr. As estratégias diferentes e a necessidade de poupar combustível acabaram mexendo na classificação que, ao fim das seis horas, era comandada pelo Cadillac DPi V.R #10 da Wayne Taylor Racing. Graças, em boa parte, aos stints de Kamui Kobayashi. Com o português Filipe Albuquerque, o #31 vinha em segundo, a 8s019, seguido pelo Acura #6 (Simon Pagenaud). Com uma pilotagem sólida de Matheus Leist, o Cadillac DPi V.R da JDC Miller era o sétimo, próximo dos primeiros.
Demais categorias
Na LMP2, liderança, desde a largada, para o Oreca-Gibson #52 da PR1 Mathiasen (Keating/Aubry/Boulle/Trummer). Entre os GTLM, vantagem da Porsche, com os 911 RSR oficiais. O #911, pole, liderava após o primeiro quarto da disputa, seguido pela BMW M8 GTE #24, do quarteto integrado por Augusto Farfus. Penalizada pelo BOP, a Ferrari 488 #62 da Risi (Daniel Serra/Davide Rigon/Alessandro Pierguidi/James Calado) é a quinta na classe.
Mais numerosa categoria no grid, a GTD viu a Porsche 911 GT3 da Pfaff comandar com folga até o fim da quinta hora. Durante a bandeira amarela, uma incompreensão entre time e piloto (Lars Kern) fez com que ele superasse o pelotão para recuperar uma volta mas, em seguida, fosse orientado a voltar à posição anterior. Assim, acabou abrindo caminho para a liderança provisória da Lamborghini Huracán #44 (GRT Magnus).
Prejudicada pelo ritmo de Gar Robinson, primeiro a ganhar a pista, a Mercedes AMG GT3 #74 da Riley, com Felipe Fraga, aparecia em 13º. Mais importante, na mesma volta dos líderes, o que mantem as chances em aberto.
Rolex 24 (24h de Daytona)
IMSA Weathertech: primeira etapa
Siga o Racemotor no: