FIA e F-1 anunciam acordo para chegada da Cadillac à categoria em 2026

Fim da novela próximo. Depois de rejeitar no começo do ano a chegada da Andretti em parceria com a Cadillac como 11ª escuderia do Mundial de Fórmula 1, a Liberty Media voltou atrás. Ao lado da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a categoria confirmou, nesta segunda-feira (25), a assinatura de um “memorando de entendimento” com a General Motors para receber uma equipe representando a fabricante norte-americana (com as cores da Cadillac) a partir de 2026. A GM se comprometeu a atuar ainda como fornecedora de unidades de potência a partir de 2028.

O projeto mantém a estrutura montada por Michael Andretti sem, no entanto, a participação direta do ex-piloto da McLaren. Dan Towriss, que adquiriu a equipe, renomeou a formação para TWG Global, e ela será a responsável por alinhar os carros. A sede inglesa já em funcionamento será a base técnica do time, que contará com nomes como Pat Symonds e Rob White.

Próximo a deixar o cargo de presidente da Liberty Media, Greg Maffei não citou a polêmica anterior e garantiu que a chegada do colosso norte-americano era um objetivo da categoria. “Com o crescimento da F-1 nos Estados Unidos, sempre acreditamos que a chegada de uma marca lendária do país como a GM e sua presença como fornecedora de motores acrescentaria valor ao esporte”. Curiosamente, o relatório feito pela Liberty em janeiro dizia que a Andretti não teria a vaga, entre outras razões, justamente por não acrescentar valor ao Mundial.

Mark Reuss, CEO da GM, disse ser uma honra participar da principal categoria do automobilismo internacional. “A F-1 exige o máximo da inovação e da excelência. Estamos comprometidos em competir com paixão e integridade para elevar o esporte junto aos fãs pelo mundo”.

Dúvidas

O anúncio levanta dúvidas sobre o futuro da Cadillac no Mundial de Endurance (WEC). Em 2025, a JOTA Sport representará a marca com dois V-Series R LMDh, substituindo a Ganassi. A “Caddy” também está presente na IMSA, com a Wayne Taylor Racing e a Action Express.

Segundo os rumores, a Ferrari deve ser escolhida para fornecer motores à nova equipe nas duas primeiras temporadas. A Honda também foi citada como possibilidade. Se não deve comprar os direitos sobre o projeto do novo motor Renault, que não sairá do papel, a GM promete recrutar vários engenheiros e especialistas da divisão de propulsores da marca francesa.

 

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