500 Milhas de Indianápolis adiadas para 23 de agosto
Roger Penske e a equipe do Indianapolis Motor Speedway trabalharam até o possível para manter intacta a programação do ‘month of may’, culminando com a 104ª edição das 500 Milhas. Mas foram obrigados a jogar a toalha e a anunciar um adiamento inédito. Pela primeira vez, a clássica prova no oval mais famoso do mundo acontecerá em agosto. Mais precisamente, no dia 23. O aumento vertiginoso nos casos de Covid-19 nos Estados Unidos inviabilizou a data original (24 de maio).
O GP disputado no circuito misto, que seria disputado em 9 de maio, antes das 500 Milhas, passou para 4 de julho, numa dobradinha inédita com a Brickyard 400 (Nascar Cup). O que foi facilitado pelo fato de que, no dia 3, o misto já será usado para a corrida da Nascar Xfinity Series.
Penske lamentou a decisão, mas destacou a emergência de saúde que obriga não só os Estados Unidos como o mundo a adiar ou suspender eventos. “O mês de maio é meu momento preferido no ano, e lógico que, como os fãs, estou decepcionado por ter que remarcar as 500 Milhas. A saúde de espectadores e participantes, no entanto, é nossa prioridade. Diante das condições atuais e das restrições necessárias, era a única decisão a tomar”, justificou.
A programação das 500 Milhas terá início nos dias 12, 13 e 14 de agosto, únicos destinados aos treinos de acerto. Nos dias 14 e 15 ocorrerá a qualificação, que mantém o formato habitual. Na semana seguinte será a vez dos treinos oficiais e corrida da Indy Lights (20) e do Carb Day (21). O horário da tradicional ordem “Gentlemen, start your engines” ainda será definido.
Outras mudanças
Para reacomodar a programação de Indianápolis em agosto, duas outras etapas da NTT Indycar Series tiveram as datas alteradas. O GP de Mid-Ohio foi antecipado de 16 para 9 de agosto, e o de Gateway passou de 23 para 30 do mesmo mês.
