A nova cara da Fórmula 3. FIA divulga nome e times para 2019
Fim da linha para a GP3, espaço para uma nova Fórmula 3. Até aí era algo que já se sabia, com a denominação histórica passando a fazer parte da ‘ladeira’ oficial e do pacote de categorias que integram a programação dos GPs da F-1. Alguns detalhes sobre o novo campeonato, no entanto, foram revelados oficialmente nessa segunda-feira (22), a começar pelo nome escolhido e os 10 times selecionados para a primeira temporada.
A exemplo do que já acontece com a Fórmula 2, a série terá o nome de “FIA Formula 3 Championship), ou, simplesmente, Campeonato de Fórmula 3 da FIA – vale lembrar que certames regionais (Ásia/Europa/Estados Unidos) serão mantidos com carros menos potentes e um regulamento técnico distinto, como passo imediatamente anterior. A logomarca segue a mesma filosofia.
A FIA, o promotor Bruno Michel e a Liberty Media optaram por manter o sistema usado nas primeiras temporadas da GP3, com três carros por equipe. Dos times atuais, sai a inglesa Arden, de Christian Horner, e se mantêm ART GP, Campos, Jenzer, MP Motorsport e Trident. As novidades são a italiana Prema; a tcheca Charouz Racing (que já estão na F-2); a Carlin, a também britânica Hitech e a HWA, a empresa parceira de competições da Mercedes que, na próxima temporada da F-E, atuará como laboratório (por isso o ‘sobrenome’ Racelab) para a chegada da casa da estrela em 2019/2020.
A estrutura comandada por Hans-Werner Aufrecht, que até esse ano era responsável pelo desenvolvimento do equipamento do DTM, também foi anunciada na F-2, mas ainda não confirmou seus planos para as duas categorias – tudo indica que alinhará os pilotos do programa de talentos da montadora de Stuttgart.
Alguns times tradicionais e atualmente presentes no Europeu de F-3 (que perde a validade e será mantido com o atual equipamento, mas novo nome) como Motopark e Van Amersfoort, chegaram a submetir o pedido de inscrição, mas não conseguiram uma das vagas. O novo Dallara-Mecachrome turbo (que passará a contar com o Halo) será mostrado oficialmente pela primeira vez no fim de semana do GP de Abu Dhabi da F-1. Os conjuntos começarão a ser entregues aos times em janeiro e um treino coletivo abrirá a programação da categoria.