Kyle Larson, campeão merecido na Nascar Cup 2021
Conquista merecida de Kyle Larson na Nascar Cup Series. O piloto que mais liderou voltas na história da categoria, dominou 18 segmentos e chegou à decisão de Phoenix com nove vitórias garantiu a décima, sinônimo do título. O caminho na corrida decisiva não foi tão simples e dependeu do trabalho perfeito da Hendrick Motorsports para levar o Camaro #5 ao victory lane mais importante do ano. O californiano de descendência havaiana levou a melhor sobre Martin Truex Jr. (Toyota Camry #19/Joe Gibbs Racing); Denny Hamlin (Toyota Camry #11/Joe Gibbs Racing) e o companheiro e campeão de 2020 Chase Elliott (#9).
“Ainda não consigo acreditar. Cheguei a pensar que jamais voltaria a pilotar na categoria, só posso agradecer a Rick Hendrick pela oportunidade. É muita emoção, chorei dentro do carro. Devo muito desse título aos rapazes do time, que foram sensacionais, inclusive hoje”, resumiu.
Larson largou da pole mas foi superado por Elliott. Disposto a melhorar o comportamento do carro, entrou nos pits já na primeira bandeira amarela (volta 8), provocada por toque de Corey Lajoie (#7) em Bubba Wallace (#23). Voltou no fim da fila em meio a um pelotão movimentado. Com nova amarela pouco depois (mais uma vez envolvendo Lajoie), retomou posição de pista quando os rivais pararam.
Mas Truex foi o nome do primeiro segmento, à frente do ‘intruso’ Kevin Harvick (Ford Mustang #4/Stewart-Haas), Elliott, Hamlin e Larson. A virada do #5 começou a ser construída na amarela da volta 155 (Chase Briscoe, no Mustang #14, teve um pneu furado e foi parar no muro. O trabalho do time do #5 nos boxes levou o carro a sair na frente. Livre dos pilotos que ficaram na pista, abriu para levar o segundo estágio. Mas se mostrava preocupado com o comportamento nos long runs (sequências longas de voltas).
A dupla da Hendrick chegou a abrir no começo do segundo segmento. Logo, no entanto, Hamlin e Truex estavam no encalço. E a corrida voltou às mãos do #19 quando a Gibbs o chamou para o pit e, em seguida, o acidente com Anthony Alfredo provocou mais uma amarela. Na relargada, a 59 voltas do fim, o caminho parecia aberto para Truex, escoltado por Hamlin.
Até que David Starr (#13) causou mais uma neutralização e levou todos os primeiros a parar novamente. Por centímetros o #5 saiu na frente. Mesmo sem conseguir abrir tanto de Truex, ele manteve o ritmo intenso que marcou a temporada para cruzar na frente e fazer a festa.
Nascar Cup Series
36ª etapa: Championship Race (Phoenix)
- Você confere abaixo a cobertura da prova em tempo real

Bem vindos à cobertura em tempo real da 36ª e última etapa da Nascar Cup Series, em Phoenix. Assim como na Xfinity, a prova não leva o nome de nenhum patrocinador: é a Championship Race.
Resultado merecido para o melhor piloto da temporada
Décima vitoria de Larson na temporada
V.312 – Kyle Larson é campeão da Nascar Cup 2021
V.311 – BANDEIRA BRANCA
V.309 – Larson controla a vantagem
Cinco voltas para a bandeirada
V.305 – Larson mantém a vantagem
V.302 – Hamlin supera Elliott
V.299 – Larson consegue abrir 0s6 para Truex
V.295 – Elliott também se aproxima
V.290 – Truex pressiona Larson
Larson, Truex, Hamlin e Elliott
V.288 – RELARGADA!!!!
Larson volta na frente seguido por Hamlin, Elliott e Truex
V.284 – Finalistas nos pits
V.282 – AMARELA – David Starr, no #13
V.271 – Raspada no muro de Elliott
V.268 – Larson não consegue acompanhar os três primeiros
V.267 – Truex é o mais rápido dos finalistas
V.261 – Larson em quarto
V.256 – Elliott em terceiro
V.253 – RELARGADA!!!!
V.252 – Truex na frente do pelotão, seguido por Blaney, Hamlin e Elliott. Larson em sexto
V.250 – Líderes nos pits. Larson perde tempo em sua parada. Hamlin volta à frente de Elliott e Larson
V.249 — Truex retorna na P.17. Mas deve subir para a liderança com a parada dos demais
V.248 – AMARELA!!!! Anthony Alfredo (Ford Mustang #38/Front Row). Mais um pneu furado que manda o piloto para o muro
V.247 – Truex faz pitstop em bandeira verde
V.245 – O carteiro Denny Hamlin deixa Larson para trás
V.242 – Elliott, Larson e Hamlin separados por menos de um segundo
V 236 – Elliott supera Larson e volta à liderança
V.234 – Hamlin começa a tirar dos dois primeiros
V.215 – Elliott segue próximo de Larson
V.212 – Hamlin já está a 2s7 do líder Larson
Pilotos vão ter que fazer mais uma parada pela autonomia de combustível
V.202 – Dupla da Hendrick já abre dos carros da Gibbs
V.200 – Larson, Elliott, Hamlin, Truex e Harvick os cinco primeiros
V.198 – RELARGADA!!! Último segmento da prova e da temporada. Hora de definição
Ordem de saída é a mesma de entrada entre os finalistas: Larson, Elliott, Hamlin e Truex
V.192 – Líderes nos pits
V.190 – FIM DE SEGMENTO – Larson cruza na frente, seguido por Elliott, Truex e Hamlin. Lembrando que a pontuação não interfere na briga pelo título
Truex tem carro melhor para os long runs que os da Hendrick. Hamlin começa a ganhar terreno
V.164 – Larson, Elliott, Hamlin e Truex os quatro primeiros
Larson já é o líder, seguido por Elliott e Hamlin
V.161 – RELARGADA!!!
V 158 – Tyler Reddick (#8), Kurt Busch (#1), Alex Bowman (#48) e Daniel Suarez (#99) ficaram na pista
Prova passou da metade (V.156)
V 157 – Líderes nos pits. Larson volta na frente entre os finalistas
V.155 – AMARELA – Chase Briscoe (Mustang #14/Stewart-Haas), com pneu furado, é tocado por Kyle Busch e vai para o muro.
V.152 – Elliott, Larson, Truex, Harvick e Blaney os cinco primeiros
V.144 – RELARGADA!!!
V.141 – Hamlin em oitavo
V.139 – AMARELA – Mais um que vai parar no muro com pneu furado: o Camaro #47 de Stenhouse
V.136 – Elliott, Larson, Harvick e Truex os quatro primeiros
V.135 – RELARGADA!!!!
V.132 – Elliott, Harvick, Larson e Truex a ordem de volta à pista. Hamlin perde tempo e sai em nono
V.130 – Finalistas nos pits
V. 128 – AMARELA – Pneu furado manda o Camaro #00 de Quin Houff para o muro
V.122 – Larson é quarto e Hamlin quinto
V.120 – Truex é de novo o líder
V.115 – Truex encosta em Elliott
V.110 – Agora é Larson que perde posição para Harvick. Elliott lidera 1s3 à frente de Truex
V. 96 – Harvick supera Hamlin (quarto)
V.86 – Quatro finalistas nas quatro primeiras posições: Elliott, Truex, Larson e Hamlin
V.85- Larson passa Harvick e Hamlin e é terceiro
V.84 – RELARGADA!!!!
V.80 – Elliott volta em primeiro, seguido por Truex, Harvick, Hamlin e Larson
V.77 – Quatro finalistas nos pits
Truex, Harvick, Elliott, Hamlin e Larson os cinco primeiros. Pontos de segmento não interferem na decisão
V.75 – FIM DO PRIMEIRO SEGMENTO
V.71 – Truex abre na liderança
V.68 – Hamlin supera Larson e é quarto
V.63 – Truex, Harvick, Elliott, Larson e Hamlin os cinco primeiros
V.55 – Hamlin é o sexto
V.51 – Agora é Truex na frente
V.49 – Harvick é líder
V.47 – Truex supera Elliott e é o melhor dos finalistas
V.44 – Harvick, Elliott e Truex se aproximam do líder Blaney
V.41. – Truex supera Larson (P.4)
V.40 – Truex se aproxima de Larson e Elliott
V.38 – Truex é quinto e Hamlin o nono
V.36 – o #4 também passa Larson. Dois pilotos fora da final na frente
V.35 – Harvick supera Elliott e é terceiro
V.31 – Olho em Kevin Harvick!!!! Piloto do Mustang #4 da Stewart-Haas venceu nove vezes em Phoenix
V.30 – Larson é segundo, Elliott terceiro, Truex P6 e Hamlin P12
V.25 – Liderança de Ryan Blaney no #12 da Penske. Larson e Elliott trocam tinta
V.20 – RELARGADA
V.14 – AMARELA – De novo Corey Lajoie, que toca em Ricky Stenhouse Jr. (Camaro #47/JTG Daugherty)
V.12 – Larson escala o pelotão e é o 22º
V.11 – RELARGADA!!!
V.9 – Elliott lidera, com Hamlin em quarto e Truex Jr. em 11º
V.8 – Kyle Larson aproveita a bandeira amarela e faz seu primeiro pitstop. Vai relargar no fim da fila
V.6 – AMARELA – Bubba Wallace (Camry #23/23XI) é tocado por Corey Lajoie (Camaro #7/Spire) e vai parar no muro
V.2 – Elliott passa Larson e assume a ponta (e a posição de título)
Kyle Larson mantém a ponta, seguido por Elliott. Hamlin em quinto e Truex 12º
BANDEIRA VERDE!!! Começa a prova
Curvas do circuito têm pouca inclinação (8º e 9º)
É possível acompanhar a prova de dentro do #11, de Denny Hamlin
Etapa tem 312 voltas (312 milhas). Dois primeiros segmentos terminam nas voltas 75 e 190
Carros na pista para a volta de apresentação
Finalistas foram apresentados ao público em um palco no interior do Phoenix Raceway, oval de 1 milha no estado do Arizona. Pista tem como característica o ‘Dog Leg’ (perna de cachorro), um trecho em que é possível, na teoria, cortar caminho após a linha de largada/chegada.
Prova contou com treino de qualificação. Pole de Larson, com Chase Elliott em segundo; Hamlin em sexto e Truex Jr. em 12º. Ao contrário das etapas do playoff que tiveram grid definido pela fórmula determinada pela Nascar, as duas primeiras filas não são reservadas aos finalistas. Hamlin e Truex terão de avançar no pelotão.
Quatro finalistas lutam pelo título de 2021: Kyle Larson, com o Chevrolet Camaro #5 da Hendrick (9 vitórias); Martin Truex Jr., no Toyota Camry #19 da Joe Gibbs Racing (4 vitórias); Chase Elliott, no Camaro #9 da Hendrick e Denny Hamlin, no Camry #11 da Joe Gibbs (ambos com duas vitórias). Quem terminar na frente entre eles é o campeão.
Siga o Racemotor no: