Acura #60 vence as 24h de Daytona. Terceira de Castroneves
Vitória da Meyer Shank Racing pelo segundo ano consecutivo nas 24h de Daytona. A equipe de Ohio fez história na clássica norte-americana da endurance para ser a primeira a triunfar na era dos protótipos LMDh da categoria GTP, com o Acura ARX-06 #60. E com direito ao Brasil novamente no alto do pódio. Assim como em 2022, Hélio Castroneves integrou o quarteto vencedor, ao lado de Tom Blomqvist, Simon Pagenaud e Colin Braun, que substituiu Oliver Jarvis. Para o piloto de Ribeirão Preto foi a terceira conquista seguida na Rolex 24 – feito inédito na história da prova.
Os protótipos da marca pertencente à Honda (com chassis Oreca) se mostraram mais confiáveis e velozes que a concorrência. O que valeu uma dobradinha, com o #10, da Wayne Taylor Racing with Andretti Autosport (Filipe Albuquerque, Jordan Taylor, Brendon Hartley e Louis Deletraz) a 4s190 na bandeirada. Com problemas de lubrificação, o quarteto chegou a ficar três voltas atrás, mas foi ajudado pelas bandeiras amarelas nas últimas horas, depois de longos períodos em bandeira verde.
O #60 tomou a ponta de forma definitiva na 21ª hora, mesmo com maior número de paradas que os rivais. Blomqvist, que levou o Acura à pole, foi o encarregado do último stint e soube usar o tráfego para impedir a aproximação de Albuquerque. Depois de liderar a prova na manhã do domingo, o Cadillac V-LMDh #01 da Chip Ganassi (Sebastien Bourdais. Renger van der Zande e Scott Dixon) completou o pódio, na mesma volta dos dois primeiros, assim como o #02 (Earl Bamber, Richard Westbrook e Alex Lynn), quarto colocado.
Mesmo com um problema no câmbio que fez o time perder 12 voltas, Pipo Derani, Alexander Sims e Jack Aitken) levaram o Cadillac V-LMDh #31 da Whelen Action Express à quinta posição.
Alemães com problemas
De volta à categoria principal da IMSA, Porsche e BMW sofreram com problemas típícos de juventude em seus protótipos híbridos. Augusto Farfus, Colton Herta, Marco Wittmann e Phillip Eng levaram o BMW M Hybrid V8 à sexta posição, mas a 15 voltas dos vencedores. O melhor 963 da Porsche Penske Motorsport foi o #7 de Felipe Nasr, Matt Campbell e Michael Christensen, 14º no geral. O protótipo perdeu tempo no começo da noite com falha no sistema híbrido. O #6 (Nick Tandy, Dane Cameron e Mathieu Jaminet) era quarto na 21ª hora, mas abandonou.
Na LMP2, apenas 16 milésimos de segundo separaram na linha de chegada vencedor e segundo colocado. Melhor para o Oreca Gibson #55 da Proton, time que espera por seu Porsche 963. Gimmi Bruni, James Allen, Francesco Pizzi e Fred Poordad bateram o #04, da Crowdstrike Racing by APR. No #51 da Rick Ware Racing, Pietro Fittipaldi terminou em sexto, ao lado de Austin Cindric, Devlin de Francesco e Eric Lux.
Com o abandono do Ligier JS P320 #74 da Riley (de Felipe Fraga) ainda nas primeiras horas e o tempo perdido pelo #33 da Sean Creech, caminho aberto para a vitória do Duqueine D08 da equipe AWA na LMP3, com o argentino Nico Varrone; Thomas Merrill, Anthony Mantella e Wayne Boyd.
GTD Pro e GTD
Festa de Daniel Juncadella, Jules Gounon, Maro Engel e Cooper McNeil na GTD Pro, com o Mercedes AMG GT3 #79 da WeatherTech; à frente do Corvette GT3 #3 (Antonio Garcia, Jordan Taylor e Tommy Milner). A Ferrari 296 GT3 #62 da Risi Competizione, com Daniel Serra, deu adeus à prova com 349 voltas completadas.
O vencedor na GTD (e melhor entre todos os GT3) foi o Aston Martin Vantage #27 da Heart of Racing, com Darren Turner, Ian James, Roman de Angelis e Marco Sorensen.


Siga o Racemotor no: