Alex Palou vence GP de Barber da Indy em estreia na Ganassi
Vencedor inédito na NTT Indycar Series já na primeira prova da temporada, o GP do Alabama, no Barber Motorsports Park. Em sua corrida de estreia pela Chip Ganassi Racing, Alex Palou confirmou, nas 90 voltas, o desempenho mostrado desde a véspera. Se não largou na pole – saiu da terceira posição -; o catalão se valeu também da estratégia de paradas para receber a bandeirada na frente, seguido por Will Power (Penske) e Scott Dixon (Ganassi). Líder por boa parte da primeira metade da prova, Pato O’Ward (Arrow McLaren SP) perdeu terreno com o esquema de pitstops planejado pelo time.
O Honda Indy GP of Alabama já começou com um acidente sério, causado pelo campeão de 2019 Josef Newgarden (Penske). Ao colocar uma das rodas do Dallara Chevy #1 na grama, ele perdeu o controle do carro, atravessou a pista e, pelo caminho, provocou um strike – Colton Herta, Ryan Hunter-Reay (Andretti); Max Chilton (Carlin); Dalton Kellett (Foyt), Rinus VeeKay (Ed Carpenter) e Felix Rosenqvist (Arrow McLaren SP) acabaram envolvidos. Pouco após a relargada, Jimmie Johnson provocou nova bandeira amarela com uma rodada. O heptacampeão da Nascar conseguiu voltar à prova para ganhar experiência e cruzou em 19º, a três voltas do vencedor.
O’Ward foi chamado para os boxes pela primeira vez na volta 19. Ainda com os pneus macios e o carro mais leve, Palou se manteve na pista até a 31ª volta. Com as diferentes estratégias, Sebastien Bourdais (Foyt) também liderou. A McLaren apostou em três paradas para o mexicano, enquanto o espanhol, Power e Dixon fizeram apenas duas paradas. Mais tempo na pista com pneus frios e o carro mais pesado, Pato viu as chances de vitória escaparem – era o mais rápido no fim, mas sem tempo para se aproximar do hexacampeão Dixon e lutar pelo pódio.
VeeKay ainda se recuperou da confusão inicial para ser o sexto, atrás de Bourdais. Romain Grosjean fez uma corrida sólida, ficou distante dos acidentes e terminou em 10º com o Dallara Honda #51 da Dale Coyne with RWR. Como melhor dos rookies. O neozelandês Scott McLaughlin (Penske) foi o 14º.
No próximo domingo (25) a categoria volta à pista, nas ruas de Saint Petersburg (Flórida).
Honda Indy GP of Alabama
NTT Indycar Series: primeira etapa
Siga o Racemotor no: