Alonso deixa Toyota ao fim da temporada. Hartley será seu substituto no WEC
O que já se especulava no paddock do Mundial de Endurance (WEC) foi confirmado nesta quarta-feira em Spa-Francorchamps, palco da penúltima etapa da Superseason 2018/2019: Fernando Alonso vai deixar a equipe oficial Toyota (Gazoo Racing) e, em seu lugar, entra o neozelandês Brandon Hartley, ex-Toro Rosso mas, principalmente, campeão mundial com a Porsche em 2017.
O comunicado da equipe praticamente confirma a participação do bicampeão mundial de F-1 no próximo Rally Dakar ao informar que ele “vai encarar novos desafios com a Toyota Gazoo Racing” depois das 24h de Le Mans (vencidas, aliás, pelo trio do TS050 #8, com Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima). Os três lideram a temporada e podem confirmar na clássica francesa o título mundial, no que seria mais uma façanha para o espanhol, este ano vencedor das 24h de Daytona com o Cadillac DPi V.R da Wayne Taylor Racing. Depois da corrida de sábado, Alonso se concentra na preparação para as 500 Milhas de Indianápolis, com o Dallara-Chevrolet da McLaren.
“Este capítulo está chegando ao fim. Vencer Le Mans foi um dos momentos mais importantes da minha carreira e nunca esquecerei do que conquistamos como um time. Agora é a hora certa de encarar novos desafios e há vários deles interessantes junto à Toyota Gazoo Racing. Ainda temos duas corridas no campeonato para garantirmos o título e vou me empenhar para conseguirmos vencer as duas. Seria sensacional encerrar uma temporada tão especial como campeões mundiais”.