Alonso fora do top 30 em Indianápolis. Vaga nas 500 Milhas dependerá de última chance
Ele ganhou a pista cinco vezes ao longo das quase seis horas de qualificação para as 500 Milhas de Indianápolis, mas não conseguiu sequer se classificar entre os 30 primeiros que estão assegurados no grid da 103ª edição da prova, dia 26. Sem velocidade suficiente ao longo do dia com o Dallara Chevrolet #66 da McLaren (com suporte técnico da Carlin), Fernando Alonso começou o dia tranquilo, e terminou no estilo de sempre. Diante do microfone da rádio oficial do Speedway, se mostrou impaciente, afirmando que “falaria na entrevista coletiva” do sábado.
No que foi uma das qualificações mais emocionantes da história recente da prova, a média do espanhol (227,0 mph, ou 365,52km/h) o deixou em 31º, ou o primeiro fora da lista de classificados. Ele, Patricio O’Ward, Max Chilton (coincidência ou não, dupla da Carlin), Sage Karam, James Hinchcliffe e Kyle Kaiser brigarão neste domingo pelos três postos restantes na última fila. Pippa Mann, que ficou fora em 2018, conseguiu a 30ª posição em sua única tentativa com o Dallara Chevrolet da Clauson Marshall.
Os três brasileiros na disputa se garantiram em filas intermediárias, sem grandes sustos. Hélio Castroneves tentou voltar à pista para buscar um lugar no Fast Nine mas, mesmo dizendo ter um carro consistente, largará com o Dallara Chevrolet #3 da Penske em 12º. Tony Kanaan (Foyt) se deu por satisfeito com a primeira tentativa, que o deixou em 16º. E Matheus Leist (Foyt) afastou o risco de ter de retornar no domingo com a 24ª posição.
Quem tem retorno ao asfalto do oval mais famoso mundo confirmado são os nove pilotos que buscarão a honra de largar na frente: pela ordem de classificação, Spencer Pigot (ECR), Will Power (Penske), Simon Pagenaud (Penske), Josef Newgarden (Penske), Colton Herta (Harding Steinbrenner), Ed Jones (ECR with Scuderia Corsa), Ed Carpenter (ECR), Alexander Rossi (Andretti) e Sebastien Bourdais (Dale Coyne).

500 Milhas de Indianápolis
NTT Indycar Series
Qualificação (primeiro dia)
Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram