Alpine de André Negrão é pole das 8h de Portimão no WEC
Favoritismo da Toyota superado no treino oficial para as 8h de Portimão, segunda etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) 2021. Com o francês Matthieu Vaxiviere em ação, o Alpine A480-Gibson #36 que também tem André Negrão no trio, garantiu a pole geral e entre os Hypercars. Vai comandar o pelotão às 7h (de Brasília).
A volta de Vaxiviere em 1min30s364 foi 0s094 mais rápida que a do Toyota GR010 HY #8, pilotado por Brendon Hartley. O #7 foi o terceiro mais rápido, com Mike Conway – os carros japoneses estão 26kg mais pesados do que em Spa por causa do BOP. O estreante Glickenhaus SCG 007 #709 não conseguiu repetir o desempenho do segundo treino livre, quando andou em 1min31s916. Richard Westbrook teve problemas para aquecer os pneus e marcou 1min32s167 – 11ª posição geral, atrás de sete protótipos da LMP2. O mais rápido na categoria foi o Oreca-Gibson #28 da JOTA (Tom Blomqvist/Stoffel Vandoorne/Sean Gelael).
“Foi importante mostrar pra gente mesmo e para os nossos rivais que estamos firmes nesse jogo. Toda a equipe está muito feliz e animada com o nosso potencial. Mas nosso foco sempre foi a corrida. Amanhã é que vale. É uma prova longa, com oito horas de duração, então tem muita coisa pra acontecer”, comentou Negrão.
GT
Na GTE Pro a Porsche confirmou a expectativa de largar na frente. Graças ao 911 RSR #92, com Kevin Estre, que marcou 1min37s986. James Calado conseguiu colocar a Ferrari 488 GTE #51 da AF Corse na P.2. Encarregado de qualificar a Ferrari #52 da mesma equipe, Daniel Serra teve sua volta mais rápida deletada por desrespeitar os limites de pista e ficou com o quarto tempo (1min38s743).
Domínio alemão também na GTE Am, com o 911 RSR #56 da Project 1 (Cairoli/Perfetti/Pera). Qualificação complicada para os carros dos brasileiros – pela regra os gentleman drivers brigam pela posição no grid. O Aston Martin Vantage GTE #98 de Paul dalla Lana/Augusto Farfus/Marcos Gomes foi o oitavo melhor, enquanto o Vantage GTE #33 TF Sport de Ben Keating/Felipe Fraga/Dylan Pereira o 11º. Os carros britânicos também tiveram dificuldade para conseguir a temperatura ideal dos pneus.

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